V.N. de Famalicão
BINNAR celebra 10.ª edição com programação cultural gratuita em vários espaços de Famalicão
O Festival BINNAR regressa este mês a Vila Nova de Famalicão para assinalar a 10.ª edição, propondo um conjunto alargado de atividades artísticas entre os dias 8 e 30 de novembro.
O Festival BINNAR regressa este mês a Vila Nova de Famalicão para assinalar a 10.ª edição, propondo um conjunto alargado de atividades artísticas entre os dias 8 e 30 de novembro. Performances, exposições, música e cinema integram o programa, que volta a ocupar diferentes espaços culturais do concelho, todos com entrada livre.
Criado e produzido pela plataforma BINNAR, com o apoio da Câmara Municipal, o festival tem vindo a afirmar-se como um espaço de encontro entre criadores emergentes e artistas já reconhecidos, sublinhando a importância da circulação cultural no território. “Ao longo dos últimos anos, o BINNAR tem contribuído para ampliar a diversidade artística em Famalicão, envolvendo espaços, escolas e instituições locais”, destaca o município.
A abertura está marcada para sábado, 8 de novembro, no CRU – Espaço Cultural, com “Desenhos Disjuntos feat. Karim Saadi”, uma performance que reúne os músicos Diogo Lopes, Nuno Reis e Karim Saadi, às 23h30. Segue-se, no dia 10, a inauguração da exposição coletiva “TEN_Y/25” na Casa do Território, que estará patente até 21 de novembro, acompanhada pelo lançamento de um álbum colaborativo criado para assinalar a primeira década do festival.
No Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, entre 10 e 30 de novembro, será apresentada a mostra “Azul Ciano e Outras Cores”, desenvolvida por alunos do 11.º ano do curso técnico de Audiovisuais da OFICINA – Escola Profissional do INA, sob orientação do artista Joel Fonseca.
O cinema marca presença a 20 de novembro, numa sessão realizada em parceria com o Cineclube de Joane, com a exibição de três filmes no mesmo dia. Ainda nessa data, a Academia Contemporânea do Espetáculo – ACE Famalicão recebe a performance e oficina “Bicho Papelão”, dirigida ao público escolar.
A programação inclui também um concerto de Daniel Knox, a 22 de novembro, na Fundação Castro Alves, e uma performance no Mosteiro de Arnoso, no dia 23, com o quarteto de cordas composto por estudantes do Conservatório de Vila do Conde e da Escola Profissional de Música de Espinho, numa apresentação intitulada “Gaman (我慢)” com composição de Eduardo Patriarca.
O encerramento está agendado para 27 de novembro, na OFICINA, com “Hyperfriction-Drum”, uma performance e masterclass do percussionista Luam Clarindo, destinada aos alunos da instituição.
Toda a programação pode ser consultada em www.binnar.org ou no portal municipal www.famalicao.pt/agenda-municipal-famalicao.
-
Edição Papel3 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso3 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso2 semanas atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso2 semanas atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis
-
Notícias7 dias atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
Santo Tirso2 semanas atrásGoverno substitui conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave
-
V.N. de Famalicão3 dias atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido


