V.N. de Famalicão
Encontros de Outono reforçam Famalicão como polo “diálogo” e de “construção coletiva do conhecimento”
A reflexão sobre a história e as relações ibéricas voltou a reunir especialistas em Vila Nova de Famalicão, com a realização da 25.ª edição dos Encontros de Outono.
A reflexão sobre a história e as relações ibéricas voltou a reunir especialistas em Vila Nova de Famalicão, com a realização da 25.ª edição dos Encontros de Outono. O colóquio, organizado pelo Museu Bernardino Machado, arrancou esta sexta-feira na Fundação Cupertino de Miranda e prolonga-se até sábado, reunindo investigadores de várias instituições académicas nacionais.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, sublinhou que esta iniciativa consolidou um espaço de debate que afirma o concelho como território de conhecimento. O autarca referiu que os Encontros de Outono constituem um momento relevante para a comunidade científica e para o concelho, destacando a importância do evento como “um espaço dedicado ao pensamento, ao diálogo e à construção coletiva do conhecimento”, segundo palavras da Câmara Municipal de Famalicão.
Ao longo de duas décadas e meia, o colóquio transformou-se num ponto de encontro para investigadores, estudantes e público interessado nos temas que marcam a memória e a identidade portuguesas. Para o Município, esta longevidade comprova que o evento “está há 25 edições a projetar Famalicão como território de cultura, educação e pensamento”.
O coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, também marcou presença na abertura, valorizando o contributo da iniciativa para uma leitura crítica do passado. Nas palavras citadas pela autarquia, afirmou que “a cultura, quando vivida, não é uma perda de tempo” e salientou que as intervenções previstas “vão certamente desafiar e despertar a comunidade para problemas e realidades para as quais vale a pena procurar e pensar respostas”.
O programa aborda vários temas relacionados com as relações entre Portugal e Espanha no século XX, incluindo questões sobre o Estado Novo, a Guerra Civil de Espanha, o exílio político, a cultura libertária, ou ainda as aproximações e distâncias entre os regimes salazarista e franquista. Entre os tópicos em discussão constam, por exemplo, “O Estado Novo e a Guerra Civil de Espanha no quadro da Sociedade das Nações (1936-1939)” e “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição ‘ibérica’?”.
Os Encontros de Outono prosseguem até sábado, mantendo a ambição de aprofundar o conhecimento histórico e reforçar a dimensão cultural do concelho.
-
Edição Papel1 semana atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso5 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso6 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias2 semanas atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso4 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente
-
V.N. de Famalicão1 semana atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 semanas atrásAdministrador da Endutex é finalista do EY Entrepreneur of the Year



