Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Solar Solidário leva painéis a famílias em situação de vulnerabilidade

O projeto abrange moradias unifamiliares, próprias ou arrendadas, situadas em dez municípios, entre os quais Santo Tirso e Trofa.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Cerca de 300 famílias da Área Metropolitana do Porto vão ver a sua conta de eletricidade reduzida graças ao projeto Solar Solidário – Energia do Bairro, promovido pela EDP em colaboração com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto). A iniciativa prevê a instalação gratuita de dois painéis solares por habitação, permitindo uma poupança anual que pode atingir os 200 euros, ao mesmo tempo que incentiva o autoconsumo e o combate à pobreza energética.

O projeto abrange moradias unifamiliares, próprias ou arrendadas, situadas em dez municípios, entre os quais Santo Tirso e Trofa. Para serem elegíveis, os candidatos devem beneficiar da tarifa social de eletricidade ou gás e receber pelo menos uma prestação social mínima, como rendimento social de inserção, complemento solidário para idosos ou subsídio social de desemprego.

As candidaturas podem ser feitas presencialmente nos balcões únicos de atendimento ao cidadão e nos Energy Hubs municipais participantes, mediante apresentação de uma fatura de energia e comprovativo do apoio social. A seleção será realizada por ordem de inscrição, estando as candidaturas abertas até 2026.

A AdEPorto considera que o projeto representa “um passo relevante para uma transição energética mais inclusiva, ao permitir que famílias com menores rendimentos produzam a sua própria eletricidade e reduzam os encargos energéticos”.

Publicidade

Estão também elegíveis para este projeto habitantes que cumpram os requisitos socioeconómicos, residentes no Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...