Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Centro de Arte Alberto Carneiro recebe projetos de video mapping da ESMAD

No dia 29 de janeiro, às 18h00, o espaço cultural acolhe a sessão “Luminescências depois do [dum] final!”

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A intersecção entre tecnologia, criação artística e pensamento ecológico vai estar em destaque no Centro de Arte Alberto Carneiro, em Santo Tirso, com a apresentação pública de vários projetos académicos desenvolvidos por estudantes do ensino superior.

No dia 29 de janeiro, às 18h00, o espaço cultural acolhe a sessão “Luminescências depois do [dum] final!”, que reúne trabalhos de Video Mapping concebidos no âmbito do Mestrado em Media Digitais Interativos da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). A apresentação decorre no próprio Centro de Arte Alberto Carneiro (CAAC), na Fábrica de Santo Thyrso, e resulta de uma colaboração institucional entre o Município de Santo Tirso e a ESMAD, enquadrada na promoção da educação, da arte e da cultura.

Os projetos agora apresentados são fruto do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Video Mapping e partem da obra, dos textos e do pensamento artístico de Alberto Carneiro, tendo como referência central o manifesto “Notas para um Manifesto de uma Arte Ecológica”, que reflete sobre a relação entre Arte e Natureza.

Ao todo, serão mostrados quatro projetos“Floresta Mágica Escondida”, “Último Anel”, “The Four Seasons” e “Luminóforo” — que recorrem a narrativas gravadas e generativas, bem como a abordagens interativas, materializadas através da projeção de luz sobre esculturas, desenhos e diferentes elementos do espaço expositivo, recorrendo a técnicas de mapeamento preciso.

Publicidade

Os trabalhos contam com a participação dos estudantes Catarina Alves, David Bastawros, Margarida Almeida, Nuno Santos, Ana Pinto, Lara Amaral, Letícia Pitta, Marina Cabral, Olga Zaremba, Inês Maia, Cesária Matos e Carolina Rodrigues, sob a orientação dos docentes Hugo Mesquita e Horácio Tomé-Marques.

A iniciativa tem entrada gratuita, reforçando a aposta do Município de Santo Tirso na valorização da criação artística emergente, no acesso público à cultura e na afirmação do Centro de Arte Alberto Carneiro como espaço de experimentação, reflexão e diálogo entre arte, tecnologia e território.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...