V.N. de Famalicão
Quinzena Gastronómica de Famalicão conta com oito restaurantes a concurso

Oito restaurantes a concurso e três pratos em cima da mesa: Bacalhau à Lagareiro, Rojões com Papas de Sarrabulho e Costela Mendinha Assada no Forno. Vai ser assim a Quinzena Gastronómica de Vila Nova de Famalicão, que se realiza de 1 a 15 de fevereiro.
O evento que se assume cada vez mais um fator de atração turística para o concelho, projetando Famalicão como destino gastronómico de excelência vai já na sua XIII edição.
O júri do concurso composto por elementos da Câmara Municipal de Famalicão, da Confraria de Gastrónomos do Minho e da Entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai percorrer os restaurantes a concurso avaliando em primeiro lugar a qualidade e genuinidade das receitas, mas também o serviço, a apresentação e as instalações.
Cada restaurante apresenta dois pratos, sendo um comum a todos: o Bacalhau à Lagareiro e um dos outros à escolha. Assim sendo, os restaurantes Moutados de Baixo, Churrasqueira do António e Sara Cozinha Regional apresentam os Rojões Com Papas de Sarrabulho. Por sua vez, o Churrascão Sousa, o Prato Restaurante, a Casa de Pasto “O Tosco”, “O Val” e “A Malcriada” apresentam a Costela Mendinha Assada no Forno.
“Ter bons restaurantes e boa comida é um fator de promoção da nossa terra, da nossa cultura e da nossa economia”, afirma a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que assume a “importância da gastronomia como um elemento de atração turística e como uma das componentes socioculturais que mais identificam uma comunidade”.
A Quinzena Gastronómica coloca todas as atenções sobre os restaurantes famalicenses e, em particular, sobre a arte de cozinhar, que, desde tempos imemoriais, faz escola em Vila Nova de Famalicão. Como refere Paulo Cunha, “não é por caso que ouvimos dizer, com frequência, que, em Famalicão, come-se muito bem, o que nos deixa muito orgulhosos”.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso convoca Tribuna Pública contra a transferência da gestão para a Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso inauguram Posto Avançado de Emergência Médica na Agrela
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Jovem constituído arguido por furto de equipamento desportivo em Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
-
Trofa2 semanas atrás
Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão: Lançado concurso para construção dos parques de Sinçães Norte e Pelhe