V.N. de Famalicão
Diagnóstico de necessidades define formação profissional no Ave
A oferta de formação e qualificação para jovens e adultos na região do Ave vai passar a corresponder a um diagnóstico de necessidades da região, que será elaborado pela Comunidade Intermunicipal do Ave e coordenado pelo Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional de Vila Nova de Famalicão (CQEP). Isso mesmo ficará assente no protocolo de colaboração que será celebrado entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a CIM do Ave na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, numa cerimónia que vai decorrer na Escola Secundária D. Sancho I, a partir das 10h30.
A sessão ficará ainda marcada pela assinatura de mais dois protocolos de colaboração entre o CQEP e as entidades formadoras e outro entre o CQEP e cerca de vinte empresas do concelho. Os objetivos são planear, gerir e conciliar a formação de jovens e adultos do concelho, promovendo a sua empregabilidade.
Para além do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, estarão presentes na cerimónia o presidente da ANQEP, Gonçalo Xufre, o presidente da CIM do Ave, Manuel Baptista, o diretor geral de Educação, José Alberto Moreira Duarte e o Delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, César Ferreira.
“A celebração destes protocolos representam, acima de tudo, a agilização e a coordenação eficaz entre a procura e a oferta do mercado de trabalho na região. Queremos cidadãos qualificados e a trabalhar na sua área de formação. Queremos criar uma sociedade equilibrada, com todas as instituições a remar no mesmo sentido”, afirma a propósito Paulo Cunha.
Refira-se que Vila Nova de Famalicão tem sido constantemente apontado, por diversos organismos, pelas boas práticas educativas e pelo trabalho da Rede Local de Educação e Formação, onde são definidas as ofertas formativas concelhias e as soluções para uma melhor rendibilização do sistema educativo.
O modelo de funcionamento e organização do CQEP VNF, inovador e reconhecido a nível nacional, integra todas as entidades concelhias de educação e formação da Rede Local de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão, com sede localizada no Município e polos nos estabelecimentos de ensino (regime de itinerância), através de uma estratégia tendente a maximizar e potenciar as estruturas de parcerias existentes no concelho, por forma a melhor garantir a sustentabilidade das diversas ações, resultados e objetivos.
O CQEP VNF iniciou a sua atividade a 21 de maio de 2014. Desde então já prestou serviços de informação, orientação e encaminhamento a 603 adultos. Promoveu ações de orientação vocacional a mais de dois mil jovens que frequentam o 9.º ano de escolaridade e desenvolveu processos de reconhecimento de competências escolares, validação de competências a 76 adultos, entre muitas outras ações e atividades.
-
Notícias6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão6 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa6 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso6 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão6 dias atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado