V.N. de Famalicão
Livro 100% solidário para reconstruir uma escola na Guiné

Reconstruir uma escola na aldeia de Pundam, na Guiné-Bissau, é o objetivo da associação famalicense HumanitAVE- Associação de Emergência Humanitária. “(Re)Contando – Histórias da Lusofonia” é o nome do livro, cujas vendas revertem na totalidade para esta missão.
Para conseguir levar a missão de ajudar os outros cada vez mais longe, a HumanitAVE juntou-se a Carla Monteiro, autora do projeto (Re)Contando, que, este ano, tem como tema “Histórias da Lusofonia”. A obra tem como objetivo “dar a conhecer a cultura lusófona, através de reinterpretação de histórias locais, lendas, fábulas, contos e recontos”, explicou Tiago Costa, presidente da HumanitAVE. “De imediato demos as mãos e ficamos com a consciência de que se tratava de um projeto de grande envergadura, muito bem estruturado, ambicioso e de forte cariz cultural /social, pelo que não podíamos, nem quereríamos, ficar fora”, acrescentou.
Com o objetivo de “levar a quem mais precisa a esperança de que juntos” conseguem “minimizar o impacto das diferenças culturais e promover aos mais desfavorecidos novas oportunidades”, a venda do livro será cem por cento solidária.
“Falamos de uma escola no interior, numa zona recôndita, cercada por selva e mato, profundamente degradada. Com esta reconstrução vamos ajudar diretamente 180 crianças e eliminar a discriminação de género”, detalhou o presidente.
“O pouco” que existe em Pundam, adiantou Tiago Costa, foi “construído pela comunidade, que tem demonstrado recetividade, reconhecimento e envolvimento direto em diversos projetos de suporte em várias áreas”.
“A obra, que tem a chancela e publicação solidária da Chiado Books, contou com os apoios da Comissão Nacional da Unesco-Portugal, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e juntou mais de 115 escritores e ilustradores”, informou o presidente da HumanitAVE.
O livro será apresentado a 28 de abril, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Se quer ajudar a HumanitAVE a reconstruir esta escola da Guiné, pode adquirir o livro na sede da HumanitAVE, na rua Jardim da Infância, em Pedome, no site da Chiado Books ou em eventos futuros que se vão realizar depois da sessão de lançamento.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso1 semana atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tirsense António Soares é 4.º da lista do Porto do BE às legislativas
-
Santo Tirso2 semanas atrás
PS Nacional e Distrital do Porto validam candidatura de Alberto Costa à Câmara Municipal de Santo Tirso