Notícias
Recolhidas 870 toneladas de “monstros” domésticos em cinco anos
De segunda a sábado, os tirsenses têm à disposição um serviço gratuito de recolha de monstros domésticos, que tem sido cada vez mais utilizado.
Segundo a Câmara Municipal de Santo Tirso, desde 2013, foram recolhidas mais de 870 toneladas de monstros domésticos em todo o território do concelho. Móveis, sofás e colchões são os materiais mais recolhidos neste serviço, que é realizado porta a porta, em data e hora a acordar com o munícipe.
Este ano, foram recolhidas 180 toneladas destes resíduos, quantidade que supera em “quase mais 40 toneladas” do total registado em 2016. O número de pedidos também aumentou: 900 requerimentos em 2016, contra 1105 registados até ao início de outubro deste ano.
Joaquim Couto, presidente da autarquia, garante que “a adesão ao serviço tem vindo a aumentar nos últimos anos, também fruto da campanha que a Câmara tem vindo a realizar nesta área, sensibilizando a população para atitudes amigas do ambiente e promoção de um Município mais limpo”.
O edil defende que o serviço “é uma mais-valia” no que toca “à proteção do ambiente”, evitando que “os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados”, como a floresta ou a via pública.
Após a recolha, estes resíduos são depositados no Ecocentro de Santo Tirso. Os materiais são desmantelados, separados para serem colocados nos contentores por tipo de material. Os resíduos que não são passíveis de valorização são encaminhados para um aterro sanitário.
No Programa de Recolha de Monstros são também recolhidos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como resíduos de construção e demolição, embora em menor número.
São considerados “monstros” os objetos volumosos, provenientes das habitações que pelas suas dimensões, forma ou volume, não podem ser recolhidos nos circuitos normais de recolha como, por exemplo, eletrodomésticos. O serviço de recolha de monstros destina-se a recolhas pontuais, não podendo ser utilizado para a recolha de grandes quantidades de objetos, nomeadamente em casos de esvaziamento de uma habitação.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por suspeita de sequestro e violência doméstica


