Notícias
Reabilitação do Palácio da Igreja Velha vence Prémio Januário Godinho
A reabilitação do Palácio da Igreja Velha, em Vermoim, é a obra vencedora da primeira edição do Prémio Januário Godinho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que foi entregue no dia 26 de outubro, no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide.
O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do gabinete VISIOARQ arquitetura, tendo como co-autores os arquitetos Vicente Gouveia, Nuno Poiarez, Pedro Afonso. A promoção da obra ficou a cargo da empresa Vetor Predileto Unipessoal.
O prémio foi atribuído por unanimidade, tendo o júri destacado “a magnitude do interior do edifício e dos espaços exteriores e a forma como os projetistas o souberam interpretar e valorizar, tendo o projeto refletido a adequação do programa à pré-existência”. Do projeto foi valorizada, também, “a integração do novo edifício quanto à escala, volumetria e implantação”.
De acordo com a ata do júri, o edifício, construído no último quartel do século XIX, “foi cuidadosamente reabilitado em todos os seus compartimentos e dependências”. “Os elementos singulares e artísticos, tais como a talha em madeira trabalhada, a riqueza dos tetos em estuque, marmoreados, com artesoados e ainda mobiliário, na sua maior parte, de estilo D. José conferem a autenticidade deste Palácio. Adossado a edifício localiza-se a capela cuja talha, com frescos, pintura de teto e estuques cuidadosamente restaurados”, pode ainda ler-se.
Na entrega do prémio, o arquiteto Nuno Poiarez, assumindo-se como um profissional “da velha guarda que respeita o passado”, afirmou que “ao classificar de interesse municipal o edifício, a autarquia deu o input ao cliente fazendo-o acreditar que estava no caminho certo reabilitando-o na sua plenitude e foi rigorosamente reabilitado segundo as normas tradicionais antigas com todos os requisitos, mas ao mesmo tempo com todo o conforto contemporâneo e modernista”.
Por sua vez, o arquiteto Fernando Gonçalves, da empresa promotora, destacou o investimento feito para salvaguardar um edifício histórico. “O prémio significa o reconhecimento de um trabalho em que nós apostamos, uma reabilitação feita com rigor e o culminar de um desafio enorme e de um investimento na ordem dos cinco milhões de euros”, sublinhou.
Com o valor de sete mil euros, o prémio divide-se em dois mil euros para o promotor e cinco mil euros para a equipa projetista.
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Business Park: Novo Polo de Investimento no Vale do Ave com 6,5 Milhões de Euros em Investimento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
A Diocese do Porto vai viver o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) 2024 no próximo dia 23 de novembro, em Santo Tirso.
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
GNR detém dois homens por tráfico de droga
-
Notícias2 semanas atrás
Ivan Lima Cavalcanti é o próximo orador do Ciclo de Conferências em Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
11.ª Edição do ASAS Weekend: Mercado Solidário no Porto e em Santo Tirso
-
Notícias1 semana atrás
Malte Taberna apoia recolha de bens para Valência