Santo Tirso
À boleia de um FIAT Panda, tirsenses vão atravessar o deserto em missão solidária
João Oliveira e Mário Carneiro preparam uma aventura com cariz solidário, ao volante de um Fiat Panda, pelo deserto.
A participação no UNIRAID 2026, uma aventura solidária que atravessa o deserto com destino a comunidades carenciadas, nasceu do desejo de “unir a paixão pela aventura com a vontade de ajudar”. É assim que João Oliveira e Mário Carneiro, de Santo Tirso, resumem aquilo que os move. A dupla já tem o carro – um FIAT Panda – e prepara agora a fase mais exigente: angariar apoios para transformar o veículo num verdadeiro companheiro de viagem capaz de enfrentar areia, calor e terreno duro.
O UNIRAID é uma aventura solidária destinada que atravessa o deserto de Marrocos durante nove dias ao volante de carros com mais de 20 anos. Não é uma prova de velocidade, mas sim um desafio de navegação e resistência, onde os participantes têm de completar etapas apenas com mapa e bússola, sem GPS.
A grande particularidade do UNIRAID é o seu caráter humanitário: cada equipa tem a missão de transportar no mínimo 40 kg de material solidário (brinquedos, material escolar, roupas, alimentos, produtos de higiene, etc.) para entregar a crianças e famílias de aldeias isoladas do deserto marroquino.
João e Mário falaram com o Jornal do Ave sobre a aventura, que está marcada para outubro de 2026.
Como surgiu a ideia de participar no UNIRAID 2026?
A ideia nasceu da vontade de unir a paixão pela aventura e contribuir para uma causa solidária. Quando conhecemos o UNIRAID, percebemos que era a oportunidade perfeita para viver uma experiência única e ao mesmo tempo, ajudar comunidades em necessidade.
Qual é a ligação pessoal de cada um de vocês a causas solidárias?
Cada um de nós já teve contacto com ações de voluntariado, até recolhas de alimentos.
Esta será sem dúvida o nosso maior desafio em conjunto.
O que vos levou a escolher o UNIRAID em particular?
O UNIRAID distingue-se por ser mais do que uma aventura: é um desafio humano e solidário. A combinação entre a viagem pelo deserto, a superação pessoal e o impacto social fez-nos escolher este evento. Pretendemos participar na edição de 17 de outubro 2026.
Já tiveram experiências semelhantes, seja em viagens, voluntariado ou eventos solidários?
Já participamos em viagens, (o João) fez uma viagem recentemente a África com ajuda. O nosso grupo levou bastantes bens essenciais e foi magnífico.
Que expectativas têm em relação a esta primeira participação?
Esperamos viver uma experiência transformadora, conhecer realidades diferentes, desenvolver espírito de equipa e sobretudo, deixar uma marca positiva nas comunidades que vamos apoiar.

Que adaptações vão ser feitas ao Fiat Panda para enfrentar o deserto?
Vamos reforçar total o veículo, preparar também a suspensão, instalar pneus todo-o-terreno, adicionar proteções no cárter, melhorar o sistema motor e de arrefecimento criar uma estrutura de tejadilho e preparar um kit de ferramentas e peças de substituição. Também vamos adaptar o interior para transporte de material solidário.
Qual é o orçamento necessário para esta preparação?
O orçamento inclui a preparação do carro, material de segurança, inscrições, viagem e transporte dos bens solidários. Estimamos um valor total aproximado de 7675€.
Quais consideram ser os maiores desafios da prova?
Acreditamos que a navegação será um grande desafio, seguida pelas condições do terreno e do calor. Para nos prepararmos, vamos aprender técnicas básicas, (um exemplo) é praticar navegação com mapa e bússola.
Como estão a organizar a recolha de brinquedos, roupas e alimentos?
Ainda será cedo para a recolha, mas através de empresas locais e associações, queremos criar pontos de recolha e organizar campanhas de sensibilização para garantir que os bens doados são os mais úteis para as comunidades.
Que tipo de bens consideram mais urgentes para as comunidades que vão apoiar?
Roupas leves para crianças, material escolar, produtos de higiene, brinquedos educativos Estes são os que mais impacto podem ter no dia a dia das famílias.
Que tipo de patrocinadores procuram? Já têm alguns parceiros confirmados?
Procuramos patrocinadores que se identifiquem com os valores da solidariedade, espírito de equipa. Valorizamos empresas locais que queiram associar a sua marca a um projeto com impacto social. Já temos alguns apoios e patrocinadores e estamos em negociações para fechar parcerias.
Qual é a maior mensagem que querem passar com esta aventura?
Queremos mostrar que pode ser o motor de mudança que é possível juntar aventura, solidariedade num mesmo projeto e que, com vontade tudo é possível.
Como é que as vossas famílias e amigos estão a encarar o projeto?
As reações têm sido muito positivas! Claro que existe alguma preocupação natural com os desafios, mas todos reconhecem o valor da experiência e estão a apoiar-nos ativamente, seja na logística, seja na motivação.
Quem é a equipa Panda Brothers?
– João Oliveira (30 anos) – Responsável pela área de comunicação e solidariedade do projeto. Coordena a angariação de patrocínios, a cobertura da jornada e a interação com as comunidades locais, garantindo que a missão dos Panda Brothers seja partilhada com impacto.
– Mário Carneiro (33 anos) – Responsável técnico do projeto. Com experiência e dedicação, assegura toda a preparação do veículo, a logística de viagem e a adaptação do Fiat Panda para os terrenos exigentes do deserto marroquino.

-
Edição Papel4 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso16 horas atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso4 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso2 semanas atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso2 semanas atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis
-
Notícias1 semana atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
Santo Tirso2 semanas atrásGoverno substitui conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave


