V.N. de Famalicão
Abertas inscrições para o VIII Congresso Nacional de História Local
Encontro realiza-se em Vila Nova de Famalicão, entre 15 e 16 de novembro

O “VIII Congresso Nacional de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade” desenrola-se nos dias 15 e 16 de novembro, na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Os interessados em participar no evento devem inscrever-se até ao dia 8 de novembro.
Organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, a 8.ª edição deste congresso vai contar com um painel exclusivamente dedicado à história do concelho famalicense e com a apresentação de cerca de 50 comunicações de historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região.
As inscrições no congresso são individuais e gratuitas e devem ser realizadas através do seguinte formulário https://forms.gle/svoovxWwhyMNQhNM9, até ao dia 8 de novembro. Note-se que o evento está acreditado pelo Centro de Formação de Vila Nova de Famalicão.
O congresso inicia-se, no dia 15 de novembro, pelas 9h00, no pequeno auditório da Casa das Artes. Da parte da tarde, o encontro desenrola-se, em simultâneo, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. No dia seguinte, o evento realiza-se apenas na Biblioteca Municipal.
Recorde-se que o VIII Congresso de História Local pretende acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso, dando continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, na primeira edição, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro visa continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local e como espaço de troca de experiências.
O encontro, acolhido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local”, é organizado pelo polo de “História, Territórios e Comunidades” (HTC – NOVA FCSH/CEF-UC), coordenado pela professora Maria Fernanda Rollo e pelo do Instituto de História Contemporânea (IHC – NOVA FCSH/IN2PAST).
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol