V.N. de Famalicão
ACIF inicia novo mandato com ambição reforçada para dinamizar comércio e indústria
A Casa do Empresário foi palco, na tarde de quinta-feira, 5 de junho, da cerimónia de apresentação oficial dos novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) para o mandato 2025-2028.
A Casa do Empresário foi palco, na tarde de quinta-feira, 5 de junho, da cerimónia de apresentação oficial dos novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) para o mandato 2025-2028. A sessão solene, que juntou empresários, autarcas e representantes de instituições da região, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e do eurodeputado Paulo Cunha.
Hélder Filipe Costa, novo presidente da direção da ACIF, assumiu a liderança com uma visão clara: “Este é um projeto partilhado, que me foi proposto por um grupo de empresários que acreditam que a ACIF pode ser mais ambiciosa, mais próxima e mais representativa. Temos plena consciência da expectativa que recai sobre nós, mas estamos dispostos a incutir a mudança que se exige”.
O responsável sublinhou que não há estratégia de desenvolvimento urbano que possa ser bem-sucedida sem a dinamização do comércio local e das pequenas e médias empresas. “Estamos empenhados em ouvir os empresários, identificar as suas reais necessidades e construir soluções em parceria com o Município. Os bairros comerciais digitais são um exemplo disso, mas sabemos que é preciso fazer mais. A ACIF será uma plataforma de valorização para todas as empresas do concelho, da pequena loja à grande indústria”, garantiu.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu o papel da ACIF como parceira estratégica no crescimento económico do concelho. “Vivemos numa cidade cada vez mais cosmopolita, dinâmica e exigente. Temos várias centralidades em crescimento e precisamos da ACIF para ajudar a criar dinâmicas nestes territórios, promovendo medidas e iniciativas que reforcem a competitividade do comércio e da indústria”, afirmou o autarca.
Durante a cerimónia, o eurodeputado Paulo Cunha abordou os desafios e oportunidades que os fundos europeus, em particular o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), representam para o tecido empresarial. “É fundamental que os empresários sejam curiosos e queiram saber que apoios existem e como os podem aproveitar. O acesso ainda é burocrático, mas está a melhorar. É uma oportunidade para qualificar processos, aumentar produtividade e reforçar a competitividade das nossas empresas”, destacou.
Paulo Cunha reiterou ainda o seu compromisso com Famalicão e com a ACIF enquanto representante no Parlamento Europeu. “Venho semanalmente a Famalicão para ouvir e perceber o que se passa no território. Acredito que, além de aproveitar oportunidades, temos também de levar soluções para a Europa. Precisamos de ser mais audazes na nossa capacidade de influência”, sublinhou.
-
Edição Papel7 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso3 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso6 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso4 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias1 semana atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
V.N. de Famalicão7 dias atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente



