Santo Tirso
AGRELA RECEBE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CORREDOR DO RIO LEÇA
No encontro, além da autarquia estará representada a Corredor do Rio Leça e também os responsáveis pelo levantamento do cadastro, podendo esclarecer as dúvidas dos presentes.

A sede da Junta de Freguesia de Agrela recebe, dia 3 de março, uma sessão de esclarecimento destinada aos proprietários de terrenos confinantes com o rio Leça e afluentes, em Santo Tirso. O objetivo é apresentar o projeto da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, de que Santo Tirso faz parte.
Na próxima sexta-feira, os proprietários de terrenos nas margens do rio Leça e respetivos afluentes, no concelho de Santo Tirso, estão convidados a participar numa sessão de esclarecimento que tem início, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Agrela.
No encontro, além da autarquia estará representada a Corredor do Rio Leça e também os responsáveis pelo levantamento do cadastro, podendo esclarecer as dúvidas dos presentes.
O Município de Santo Tirso integra a Associação de Município do Corredor do Rio Leça, conjuntamente com Valongo, Maia e Matosinhos.
Trata-se da primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, nomeadamente, a gestão, execução e manutenção do plano estratégico de recuperação do Rio Leça, nomeadamente a despoluição, reabilitação ecológica, valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do Corredor Verde do Leça, desde a nascente até à foz.
Neste âmbito e através do Programa de financiamento ‘RECT – EU’ está prevista uma intervenção em toda a extensão do Rio Leça em ambas as margens e principais afluentes. O apoio financeiro será aplicado diretamente em intervenções em cada proprietário marginal sem quaisquer custos para os proprietários, ou seja, 100 por cento financiado.
No âmbito deste projeto, serão recolhidos resíduos, retirada a vegetação exótica invasora, intervindo ainda nas margens, protegendo-as da erosão e das cheias, beneficiando a paisagem e biodiversidade, replantando as margens, aumentando a qualidade da água.
Para tal, torna-se importante o apoio de cada proprietário, sendo apenas necessário autorizar a Associação de Municípios a efetuar a limpeza, sem custos, nas suas propriedades. Para isso, os proprietários devem dirigir-se à Junta de Freguesia respetiva ou à Câmara Municipal de Santo Tirso a fim de serem recolhidas as autorizações para que que a Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça possa fazer a limpeza das margens.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol