V.N. de Famalicão
Agrupamento Camilo Castelo Branco tem escolas amigas da alta competição desportiva
UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento inaugurado em Famalicão, pelo ministro da Educação João Costa
![](https://jornaldoave.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/05/ministroinauguracentrodesportivo.jpg)
O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, estiveram ontem em Famalicão para inaugurar oficialmente a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, a funcionar no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco desde junho de 2022, e que presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva.
Na prática, esta unidade permite que a escola disponha de um conjunto de docentes para dar acompanhamento aos alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.
«Há aqui um casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa» apontou João Correia.
A UAARE do Agrupamento Camilo Castelo Branco tem atualmente 59 alunos/atletas, do 6º ao 12º ano, de 9 modalidades e de 15 clubes. «Era ainda vereador do desporto e fui confrontado pelos atletas com este problema e desde logo procuramos e questionamos sobre esta possibilidade de ter aqui em Famalicão uma destas unidades, que se concretizou agora, e é para mim, enquanto presidente de Câmara, motivo de uma enorme satisfação, porque é um processo que permite a estes jovens evoluirem desportivamente sem prejuizo do deu percurso educativo”, afirmou Mário Passos.
O Município de Vila Nova de Famalicão apoiou a candidatura da escola, equipando a sala de estudo de apoio à UAARE com um apoio de cerca de 20 mil euros e é também um agente facilitador «passando a informação aos clubes e aos pais das potencialidades do projeto, que junta recursos e enquadramento legal, para facilitar a conciliação entre a prática desportiva e o aproveitamento escolar, porque é na articulação entre todos que vamos potenciar o rendimento, quer desportivo quer escolar dos muitos talentos que temos no concelho» acrescentou ainda o Presidente de Câmara.
Os primeiros indicadores são muito positivos, com os alunos/atletas a apresentarem rendimento escolar acima da média geral, não afetando aquilo que é o seu percurso desportivo.
-
Edição Papel3 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Assalto a loja desportiva em Santo Tirso em plena luz do dia (c/ vídeo)
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Descarga poluente no rio Ave motiva questões do Bloco de Esquerda ao Governo
-
Trofa2 semanas atrás
PCP revela que transferência do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia acontece a 31 de março
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega de Famalicão inicia périplo por empresas e instituições locais
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tribuna Pública pela Gestão Pública do Hospital de Santo Tirso!
-
Desporto2 semanas atrás
FC Famalicão procura apuramento histórico na Taça de Portugal de futsal