V.N. de Famalicão
Águas do Norte promove debate sobre sustentabilidade e gestão da água em Famalicão
O evento reuniu representantes de diversos setores empresariais e instituições públicas, com o objetivo de debater soluções para o uso eficiente da água e o tratamento mais sustentável das águas residuais.
A gestão sustentável da água foi o tema central do encontro “Sustenta-Habilidade à Moda do Norte”, organizado pela Águas do Norte na segunda-feira, 24 de novembro, na Casa de Camilo, em Vila Nova de Famalicão. O evento reuniu representantes de diversos setores empresariais e instituições públicas, com o objetivo de debater soluções para o uso eficiente da água e o tratamento mais sustentável das águas residuais.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário de Sousa Passos, do presidente do conselho de administração da Águas do Norte, António Cardoso, e da vogal do conselho de administração da AdP – Águas de Portugal, Alexandra Serra.
O encontro incluiu uma mesa-redonda sob o lema “O uso sustentável da água”, moderada por José Martins Soares, da AdP Energias. Entre os participantes estiveram Rui Ferreira (CEO Super Bock Group), Manuel Gonçalves (administrador Grupo TMG), Rui Correia (CEO Sonae Arauco), Luísa Amorim (CEO Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e Taboadella) e Mário Machado (presidente Euratex). O debate permitiu conhecer diferentes perspetivas empresariais sobre sustentabilidade, destacando o papel da eficiência hídrica, da reutilização e do tratamento consciente das águas residuais como vetor estratégico para as organizações.
Segundo a Águas do Norte, a conferência foi também uma oportunidade para apresentar a estratégia no âmbito do projeto “Água que nos Une”, focado nas vertentes ambiental e energética da sustentabilidade hídrica. “Este evento aproxima empresas, instituições e comunidade, permitindo refletir, partilhar conhecimento e criar soluções que promovam uma gestão mais consciente dos recursos hídricos”, destacou a entidade.
O encerramento contou com intervenções de António Lobo Guerra, vice-presidente do Conselho de Administração, e de Maria João Correia, vogal do conselho de administração da Águas do Norte.
Em operação desde 30 de junho de 2015, a Águas do Norte é concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento e saneamento do Norte de Portugal. A entidade é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água para consumo público, bem como pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais, incluindo aqueles provenientes de fossas séticas.
A empresa assegura a gestão integrada dos sistemas de água da região do Noroeste, reunindo em única entidade os serviços prestados aos municípios em “alta” e aos munícipes em “baixa”, com o compromisso de garantir qualidade, eficiência e proteção dos ecossistemas.
-
Edição Papel6 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso3 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso6 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso3 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias1 semana atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
V.N. de Famalicão6 dias atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente



