Notícias
Ala da Frente com nova exposição da autoria de Pedro Proença
“Sonetário” é um trabalho artístico da autoria de Pedro Proença e encontra-se exposto na galeria municipal, Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, até dia 9 de fevereiro do próximo ano. A inauguração da nova exposição patente no espaço famalicense aconteceu no passado sábado, 19 de outubro, com a presença do artista.
A nova exposição da galeria municipal volta a contar com curadoria de António Gonçalves. Segundo o artista, as obras “resultam do trabalho desenvolvido com base no modelo do soneto e, em particular, com base no trabalho do psiquiatra americano Merrill Moore, que serviu de foco de interesse para Pedro Proença fomentar a ideia de sonetos e imagens que partilhem um mesmo espaço nas páginas de um livro”. “Em exposição estão desenhos com manchas que se expandem pelas folhas de papel que, no entanto, vão estar a fazer parte de um livro, numa relação de convivência entre imagem e texto”, adiciona.
Na folha de sala da exposição, o artista Pedro Proença levanta um pouco o véu sobre os elementos que o inspiraram na criação de “Sonetário”. “Há algo de enigmático, hierático e sacerdotal nos livros”, explica. “As imagens devolvem-nos algo de concreto e universal ante os mecanismos de abstração próprios da escrita e da linguagem verbal, reféns de códigos e significados codificados. Propõe-se aqui uma espécie de ‘auto-museu’ de um delírio (multi)pessoal a que fui acometido há cerca de ano e meio, e, por imitação de Moore, chamei[1]lhe Sonetário”, acrescenta. Pedro
Proença nasceu em 1962 em Lubango, Angola, e criou, em 1982, juntamente com colegas da então Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (atual Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), o Movimento Homeostético, um grupo centrado na pintura, mas multidisciplinar, performativo e post-paradoxal. Desde então, tem exposto com regularidade em exposições individuais, em espaços como: Galeria Fúcares (1987), Frith Street Gallery (1989), Palazzo Ruspoli (1994), Fundação Gulbenkian (1984), Frankfurt Kunstwerein (1998), ou na monumental exposição, o “Riso dos Outros”, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. O seu trabalho é caracterizado por uma multiplicidade de estilos e pela exploração das interfaces (aparências alegóricas) entre os fluxos da escrita e a fauna de imagens. O artista é também ilustrador, criador tipográfico, autor literário, músico, entre outros talentos.
A exposição “Sonetário” de Pedro Proença tem entrada livre e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos fins-de-semana das 14h30 às 17h30, no espaço da Ala da Frente, localizado no Palacete Barão da Trovisqueira (Museu Bernardino Machado), na rua Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão.
-
Notícias3 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa3 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão3 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa3 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Guarda-rios: a proteção silenciosa que devolve a vida ao Rio Leça
-
Santo Tirso1 semana atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso3 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza