V.N. de Famalicão
“Ambientar-se” celebra uma década com reflexão sobre o lixo e o consumismo
Evento vai desafiar cidadãos, instituições e decisores políticos a refletirem sobre a forma como a sociedade lida com os resíduos e o consumo.
Vila Nova de Famalicão volta a ser palco de um dos mais relevantes encontros de sensibilização ambiental da região. A conferência “Ambientar-se”, promovida pelo Município através da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa, cumpre este ano dez edições, e assinala a data com um tema provocador: “A Era do Lixo”.
Nos dias 21 e 22 de novembro, o evento — que conta com a colaboração de várias associações locais ligadas ao ambiente e à sustentabilidade — vai desafiar cidadãos, instituições e decisores políticos a refletirem sobre a forma como a sociedade lida com os resíduos e o consumo. A Câmara Municipal sublinha que a iniciativa pretende “alertar para a produção excessiva de lixo, as baixas taxas de reciclagem e o consumismo desenfreado”, incentivando a adoção de “hábitos de vida mais sustentáveis e conscientes”.
O programa arranca a 21 de novembro com uma visita guiada ao Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave, gerido pela RESINORTE. No dia seguinte, as atividades concentram-se no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, onde serão exibidos vários filmes temáticos — entre eles “Lixo Fora de Lugar”, de Nikolaus Geyrhalter, “Oceanos de Plástico” (versão curta), “Upstream: Microplastics in UK Rivers” e “Lowsumerism – O Consumismo Consciente”.
Após as projeções, seguem-se dois painéis de debate que abordarão as temáticas “Resíduos: o lixo que fazemos”, “Microplásticos: a água da vida contaminada” e “Redução do consumo: menos é melhor”.
A autarquia informa ainda que as inscrições estão abertas no site www.parquedadevesa.com e que será disponibilizado transporte gratuito entre a Estação Rodoviária e o local do evento, bem como almoço vegano e inclusivo para os participantes.
Criado em 2015, o “Ambientar-se” tem, segundo a Câmara Municipal de Famalicão, “contribuído para reforçar a educação ambiental no concelho e consolidar o compromisso coletivo com um futuro mais equilibrado e responsável”.
-
Edição Papel1 semana atrásEdição papel nº312 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrásBombeiro dos “vermelhos” morreu atingido por uma árvore em Covelas
-
Santo Tirso6 dias atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso5 dias atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis
-
Santo Tirso2 semanas atrásAfonso tem 12 anos e precisa de um dador de medula óssea
-
Santo Tirso4 dias atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
Santo Tirso6 dias atrásGoverno substitui conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave
-
Santo Tirso6 dias atrásMilitares do SEPNA de Santo Tirso detêm homem em Covelas, por posse de armas proibidas


