V.N. de Famalicão
Antoninas animam Famalicão de 7 a 13 de junho
Ao ritmo de um bom bailarico, ao som da música popular, dos pregões das Marchas, com cheiro a manjerico, a sardinha assada, a fartura e a algodão doce, Vila Nova de Famalicão está prestes a encher-se de animação com a chegada das Antoninas.

Tony Carreira, Wet Bed Gang, Sons do Minho e Buba Espinho são os cabeças de cartaz das festas Antoninas, que decorrem de 7 a 13 de junho, em Vila Nova de Famalicão. Romaria conta com programa diversificado e cerca de 40 atividades culturais, recreativas e desportivas.
Ao ritmo de um bom bailarico, ao som da música popular, dos pregões das Marchas, com cheiro a manjerico, a sardinha assada, a fartura e a algodão doce, Vila Nova de Famalicão está prestes a encher-se de animação com a chegada das Antoninas.
De 7 a 13 de junho, as maiores festas do concelho materializam-se na realização de cerca de 40 atividades, com inúmeras propostas para todos os gostos e idades. Na música, os destaques vão para os concertos, na Praça D. Maria II, de Wet Bed Gang, a 7 de junho, Sons do Minho, no dia 8, Tony Carreira, no dia 9, e Buba Espinho, no último dia de romaria.
De forma a envolver os mais novos na cidade, as festividades começam com as Marchas Infantis. O público jovem continua a ser o destaque do primeiro dia, com a noite dos “Toninho’s”.
O Encontro de Tocadores de Cavaquinho (dia 8, 14h30), a Música Popular na Praça (dia 9, 15h00), a Chulada da Ponte Velha (dia 9, 21h30) e a atuação da Banda Myllenium (dia 11, 21h30), são outras das atividades agendadas para a Praceta Cupertino de Miranda, antes da grande noite, de 12 de junho, que ficará marcada por mais uma edição das Marchas Antoninas.
Com início às 21h15, e palco montado nos Paços do Concelho, o concurso será disputado por dez grupos, que sob o tema centrado no centenário da Capela de Santo António, tentarão conquistar o júri, com a indumentária, a coreografia e o contacto com o público.
Este ano, participam a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte, Associação Coração Vale S. Cosme, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Cultural Recreativa S. Pedro de Riba d’Ave, Associação Sentir a Terra – União Gondifelos, Cavalões e Outiz, Comissão de Festas Divino Salvador de Ruivães, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, esta última estreante na iniciativa.
No feriado municipal, a 13 de junho, está programada a tradição secular da missa e distribuição do Pão, na Praceta Cupertino de Miranda, às 10h30 e 12h00, respetivamente, seguida da procissão em honra a Santo António, que percorrerá as principais ruas da cidade, às 17h00. Pelo meio, há música filarmónica ao despique, com as bandas de música de Famalicão e Riba de Ave.
No desporto, há a Taça de Portugal de Alex Ryu Jitsu, o Raid Antoninas, o Trail Trilhos de Tarrio, o Famalicão Streetbasket e a 5.ª etapa do Campeonato Concelhio de 3H Resistência BTT, a 8 de junho, o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no dia 9, o ATC – Famalicão Basket Cup e a 17.ª Caminhada Camiliana “Famalicão a Seide” e o 1.º Grande Prémio GRAL Athletics Kid’s, no feriado de 10 de junho. Também nesse dia, a tarde contará com a divertida 8.ª Descida Mais Louca, na Rua João de Deus, em Antas.
Do programa festivo, constam também o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, no dia 10, às 15h30, com palcos montados no topo norte e no topo sul da Praça D. Maria II e na Praça – Mercado. O desfile e atuação de grupos de bombos “Tocá Bombar” desenrola-se pela Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira e Rotunda D. Sancho I, a partir das 15h00.
A 8 de junho, é inaugurada a exposição etnográfica “Retratos de Vila Nova” – Um olhar sobre tempos idos, do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, no Museu Bernardino Machado. A mostra está patente até 16 de junho. As festas Antoninas constam do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), em resultado de um processo iniciado em 2015 com a adesão do Município de Vila Nova de Famalicão ao projeto regional “Romarias do Minho”.
O programa completo das Antoninas pode ser consultado em www.famalicao.pt.
Beatriz Soares/C.V.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tempestade Martinho: Noite movimentada para os bombeiros em Santo Tirso (em atualização)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso1 semana atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Falecimento de Maria Luísa Soares de Oliveira Martins Carmona e Silva
-
Trofa2 semanas atrás
Tempestade Martinho provoca quedas de árvores na Trofa