Fique ligado

V.N. de Famalicão

Antoninas de Famalicão distinguidas pela Direção-Geral do Património Cultural

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

As Festas Antoninas de Famalicão foram uma das manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) distinguidas no passado domingo, dia 22 de outubro, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, num momento integrado no âmbito das comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Foi pelas mãos da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, que o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, recebeu a distinção atribuída a uma das maiores romarias do Norte, que se encontram oficialmente inscritas no INPCI desde o dia 15 de dezembro de 2022.

As Festas Antoninas de Famalicão integram uma lista com perto de meia centena de manifestações culturais de âmbito imaterial, que também foram distinguidas na sessão de ontem.

Refira-se que esta cerimónia vem no seguimento da programação desenvolvida pela Direção-Geral do Património Cultural ao longo do ano 2023, em conjunto com outras entidades e cidadãos com atuação na área do Património Cultural Imaterial, no sentido de assinalar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO com o programa “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”.

A cerimónia de entrega das distinções às manifestações inscritas no INPCI foi o culminar destas comemorações, que envolveram três momentos: “O Encontro”, “O Território” e “A Festa”.

De referir que o último momento aconteceu durante a última semana, e incluiu a exibição do documentário “Festas Antoninas. Vila Nova de Famalicão” (2015) no Museu Nacional do Traje, entre 20 e 22 de outubro.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...