V.N. de Famalicão
ARCA revalida título de Melhor Marcha das Antoninas

“Vila Nova cidade-poema, és a estrela do Norte a brilhar, e agora tens como lema, este chão é o seu lugar”. Foi com uma declaração de amor a Famalicão que a Associação Recreativa e Cultural de Antas (ARCA) revalidou o título de Melhor Marcha das Antoninas de Vila Nova de Famalicão.
Celebrando o orgulho e o bairrismo famalicense, a marcha de São Tiago de Antas voltou a impressionar o júri do espetáculo, tendo obtido um total de 96 pontos, conquistando ainda o prémio de “Melhor Letra”.
Os outros dois lugares do pódio foram ocupados pelas marchas da Associação Unidos de Avidos (95 pontos), que venceu nas categorias “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhor Música” e “ Melhor Coreografia”, e pela Associação Recreativa e Cultural São Pedro de Riba D’Ave (80 pontos), vencedora do prémio de “Melhores Arcos”.
Nota ainda para o Clube Recreativo Amigos de Vilarinho que arrecadou o prémio de “Marcha mais Popular”, atribuído pelo júri de rua, pela dinâmica e interação com o público ao longo do percurso até aos Paços do Concelho.
Mas a noite foi de festa para todos. Vila Nova de Famalicão viveu a sua grande noitada de Santo António, com as oito instituições participantes a percorrerem a cidade numa alegre e saudável disputa de som, luz, cor e brilho.
Júlio Brandão, o poeta que há 150 anos nasceu em Vila Nova de Famalicão, serviu de inspiração a uma noite mágica, aquecida pelo entusiasmo e apoio de muitos milhares de famalicenses e visitantes.
Nas ruas, o ambiente foi de muita alegria impulsionada pelos sons da banda, pela cor do desfile e pela interação dos marchantes. Já nos Paços do Concelho, as marchas deram tudo para conquistar as mais de duas mil pessoas presentes nas bancadas e o júri do concurso, com apresentações ensaiadas ao milésimo de segundo e coreografias de um nível muito profissional.
Ninguém ficou indiferente a este grandioso espetáculo que marca as Festas Antoninas e que de ano para ano cresce a olhos vistos atraindo um público cada vez mais vasto e diversificado.
Nas bancadas estava o presidente da câmara municipal, Paulo Cunha, satisfeito pela confirmação das Marchas Antoninas como “uma das grandes noites do ano em Famalicão”. Para o autarca, “aomesmo tempo que o concelho é dinâmico e empreendedor, também respeita a sua memória, identidade e traço histórico”.
“Hoje tivemos aqui brilhantes demonstrações dessa relação com o território, com o revisitar da nossa memória coletiva”, sublinhou ainda.
Para a noite desta quinta-feira, 13 de junho, feriado municipal, está marcada a entrega dos prémios às marchas, na habitual sessão de encerramento das Festas Antoninas que decorrerá no Parque da Devesa, a partir das 21h30.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso reforçam capacidade com nova cisterna para transporte de água
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Trapezistas dizem ter sido agredidos e ameaçados de morte no circo, na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente em Burgães provoca um ferido grave
-
Desporto2 semanas atrás
Francisco Silva alcança 7.º lugar em competição de karaté internacional
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Rusga de Joane volta a reviver tradição das Rosquinhas e Tremoços na 5.ª Feira Santa