Santo Tirso
Autarquia requalificou Escola de S. Bento da Batalha (c/vídeo)

Aos problemas de infiltração e pontos de luz necessários, a Câmara Municipal de Santo Tirso respondeu com obras de requalificação. Nove anos depois da última beneficiação, a escola de S. Bento da Batalha foi alvo de nova intervenção, num investimento que rondou os 75 mil euros e que visou a substituição de clarabóias, reabilitação das fachadas do edifício, pintura das paredes exteriores, trabalhos de melhoramento e conservação do interior das salas de aula e biblioteca e reabilitação do campo de jogos.
Segundo Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, esta escola “merece uma discriminação positiva” por estar “na periferia da cidade”. “Houve um conjunto de intervenções que melhorou, essencialmente, a estrutura e que permitirá melhores condições de ensino e educação”
Já o diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, assinalou a melhoria realizada na biblioteca, uma vez que “uma marca do projeto educativo” do estabelecimento é a sua “integração na Rede de Bibliotecas Escolares”.
A intervenção foi do agrado dos encarregados de educação, que atestam a boa concertação entre os vários agentes envolvidos no projeto educativo. “Foram criadas todas as condições para termos uma boa escola e uma boa prestação de serviço à comunidade”, referiu a tesoureira da Associação de Pais, Célia Maia.
Com cerca de 90 alunos, a Escola de S. Bento da Batalha é tida como exemplo no Agrupamento de Tomaz Pelayo e no concelho, pois, segundo Fernando Almeida, devido ao facto de “estar inserida numa área do concelho com diversidade étnica”, tem um projeto “pioneiro” com “estratégias próprias para promover a inclusão de todos na comunidade educativa e estimular a frequência e potenciar o sucesso educativo”.
A Câmara Municipal vai investir cerca de três milhões e meio de euros nas infraestruturas escolares, num esforço financeiro que Joaquim Couto justifica com a relação entre condições físicas e os resultados no ensino.
-
Edição Papel4 horas atrás
Edição papel nº306 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Podcast2 semanas atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Cidadãos lançam petição contra reativação da pedreira de Lajedo em Monte Córdova
-
Santo Tirso1 semana atrás
Carro destruido pelas chamas na A3
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Novo terminal Rodoferroviário de Lousado é “um fato à medida” de Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso comemoram 147 anos este sábado