V.N. de Famalicão
Biblioteca de Famalicão recebe Prémio Maria José Moura

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, recebeu ontem o galardão do Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, edição de 2020, atribuído ao projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”.
O prémio foi entregue ao vereador da Educação e Ensino Superior da autarquia, Augusto Lima, no “II Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas”, a decorrer em Mértola.
Na sua apreciação do projeto, o júri destacou a relevância do tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 associado às ações promovidas pela Biblioteca Camilo Castelo Branco, que com o projeto permite promover a coleção da biblioteca municipal e de outras fontes de informação e a sua relação com diferentes estratégias para os diversos segmentos de público.
“É um galardão que muito nos honra, pelo reconhecimento em si como projeto de maior destaque nacional, mas também por sinalizar uma preocupação nossa, do Município de Famalicão, com a sustentabilidade, o desenvolvimento, num processo de implementação na comunidade e em especial junto dos mais jovens, geração de futuro do território” salientou o vereador.
Refira-se que o projeto “ODS: juntos mudamos o mundo” é dinamizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e visa dar a conhecer e sensibilizar a comunidade para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na sequência do Concurso de Escrita Criativa “Todos por um mundo melhor”, iniciativa deste projeto, está a ser criada uma coleção de livros interativos, a “Estante Virtual” que será constituída pelos 17 contos interativos representativos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que já foram publicados 7 desses contos, o ultimo «O Futuro está à porta» dedicado ao ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis).
O “Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais” foi instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, para premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas e tem o valor monetário de 4500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tempestade Martinho: Noite movimentada para os bombeiros em Santo Tirso (em atualização)
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega promove workshop de Suporte Básico de Vida em Famalicão
-
Desporto2 semanas atrás
Apolo Famalicão conquista títulos no Campeonato Nacional de Dança Desportiva
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão envolve motociclo e duas viaturas ligeiras
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Dirigente do Chega de Famalicão acusada de discurso de ódio