Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Duas mulheres residentes em Santo Tirso, que se encontravam em prisão preventiva há cerca de um ano e meio, foram libertadas pelo Tribunal de Penafiel, onde estavam a ser julgadas por alegadas burlas no valor de cerca de 275 mil euros. A informação foi avançada pelo jornal Correio da Manhã.

Segundo a mesma fonte, os juízes deram como provado que as arguidas prestaram serviços de bruxaria a troco de dinheiro, mas concluíram que não existiu crime de burla, uma vez que as alegadas vítimas acreditavam efetivamente em poderes sobrenaturais e recorreram de forma voluntária a esses serviços. O tribunal considerou não ter ficado demonstrado que as mulheres tenham persuadido ou enganado as pessoas, nem que tenham criado falsos medos para obter dinheiro ou bens.

Na decisão judicial é referido que “cada um dos visados acreditava em poderes ocultos para curar os seus males e quis, voluntariamente, atribuir à arguida essa tarefa”, não ficando provado qualquer embuste ou manipulação.

O processo envolveu sete arguidos. Apesar da absolvição dos 22 crimes de burla, Maria Alice foi condenada a quatro anos e oito meses de prisão, com pena suspensa, por três crimes de furto e ainda por coação. Já Libânia foi condenada ao pagamento de uma multa de 1200 euros, também por furto.

Publicidade

De acordo com o Correio da Manhã, as alegadas vítimas nunca apresentaram queixa por burla, tendo o processo sido desencadeado pela denúncia do filho de uma idosa que recorreu aos serviços das mulheres.

A GNR recebeu as primeiras denúncias em 2022, altura em que se apurou que as duas mulheres, residentes em Santo Tirso, percorriam vários pontos do Norte do país a oferecer serviços de curas espirituais. As abordagens aconteciam sobretudo em feiras e cemitérios, onde inicialmente pediam esmola e depois ofereciam curas para o mau-olhado e doenças.

A advogada de Maria Alice, Luísa Macanjo, manifestou satisfação com a absolvição dos crimes de burla.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...