V.N. de Famalicão
Câmara de Famalicão investe cerca de 140 mil euros na oferta das fichas de trabalho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão investiu, neste ano letivo de 2020/2021, cerca 140 mil euros na oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do concelho que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico. A medida representa a aposta do munícipio na gratuitidade e igualdade da educação.
No seguimento do progressivo empréstimo dos manuais escolares realizado pelo Ministério da Educação, o município de Vila Nova de Famalicão – pioneiro na oferta dos livros escolares ao 1º ciclo em 2002 – oferece agora os cadernos de atividades, mais conhecidos como fichas de trabalho, a todos os alunos do 1.º ciclo, permitindo que todas as crianças comecem o ano letivo em pé de igualdade.
Isso mesmo foi referido esta sexta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, durante uma visita simbólica que efetuou ao Centro Escolar de Antas. Acompanhado pelo diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira e pelo vereador da Educação Leonel Rocha, o autarca salientou que “o municipio quer que as crianças tenham desde o primeiro dia de aulas as ferramentas que são necessárias para serem bem sucedidas”. E acrescentou: “A chegada à escola foi, este ano, diferente dos outros anos, mas nós queremos que com a oferta destas fichas dar um sinal às famílias, de que estamos aqui para ajudar e para as libertar deste encargo financeiro”.
Para Carlos Teixeira “esta medida representa um regresso aquilo que já existe em Famalicão há muitos anos e a que já estamos habituados primeiro com a oferta dos manuais e agora com as fichas de trabalho. Neste regresso à escola, ao fim de quase seis meses, com esta medida, as crianças e as famílias percebem que, na medida do possível, a escola continua e vai continuar a dar-lhes todas as condições para a sua aprendizagem”.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso1 semana atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Castelões recebe “Noite do Conto e da Poesia” esta sexta-feira