V.N. de Famalicão
Câmara de Famalicão requalifica 20 km de zonas ribeirinhas
Com as obras de requalificação da bacia hidrográfica do Ave, estão recuperados “mais de 20 quilómetros de zonas ribeirinhas”.

Com as obras de requalificação da bacia hidrográfica do Ave, estão recuperados “mais de 20 quilómetros de zonas ribeirinhas”. As contas são da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, promotora das intervenções, que arrancaram em fevereiro, no rio Pelhe, chegando também aos rios Ave e Guisande e ao ribeiro de Beleco, em Ribeirão.
A empreitada “incluiu a criação de percursos pedonais e a plantação de milhares de árvores nas zonas ribeirinhas”, assim como “a renaturalização de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito, a estabilização das margens e a beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico e a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica”. Com as obras realizadas, a autarquia pretende também mitigar os efeitos das cheias, reforçar os sistemas de monitorização da qualidade da água e conter as espécies invasoras.
“Muito satisfeito por devolver aos famalicenses um dos nossos maiores patrimónios naturais”, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, convocou “toda a comunidade” para “a tarefa de proteger e vigiar os rios que atravessam o concelho”.
A intervenção resulta de uma candidatura no valor de 1,2 milhões de euros e abrange uma extensão total de cerca de 20 quilómetros, atravessando zonas agrícolas/florestais e aglomerados urbanos, com incidência nas freguesias de Ribeirão, Fradelos, Lousado, União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos e União de Freguesias de Arnoso e Sezures.
A candidatura foi apresentada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e é financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso2 semanas atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tirsense António Soares é 4.º da lista do Porto do BE às legislativas
-
Trofa2 semanas atrás
Junta de Freguesia do Coronado compra loja e garante continuidade de caixa multibanco