Santo Tirso
Câmara de Santo Tirso anuncia arranque de obras de mais de 10 milhões no concelho
Obras distribuem-se por várias freguesias, abrangendo intervenções em requalificação urbana, saúde, juventude, desporto, ambiente e acessibilidades.
O Município de Santo Tirso tem já adjudicado um conjunto de empreitadas em diversas áreas estratégicas, que somam um investimento global de cerca de 10 milhões de euros e deverão avançar já durante o verão. As obras integram o Plano de Investimentos Públicos da autarquia e distribuem-se por várias freguesias, abrangendo intervenções em requalificação urbana, saúde, juventude, desporto, ambiente e acessibilidades.
Com esta operação, a Câmara Municipal pretende reforçar a modernização do território e dar resposta a necessidades identificadas nas comunidades locais. “Este é um investimento com impacto direto na vida das pessoas e que confirma o nosso compromisso com a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida”, refere a autarquia em comunicado.
Entre os projetos que vão para o terreno está a instalação de um novo Espaço do Munícipe na Junta de Freguesia de Rebordões, num investimento de 80 mil euros. Na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, vão avançar a requalificação da Avenida Comendador Manuel Almeida (320 mil euros) e a beneficiação da Rua da Carvoeira de Cima e da Rua da Carvoeira de Baixo (110 mil euros).
A juventude terá também um espaço dedicado, com a construção da Casa da Juventude em Santo Tirso, que representa um investimento de cerca de 400 mil euros.
No setor da saúde, estão previstas duas intervenções relevantes: uma no edifício sede do Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso e Trofa, com um custo de 185 mil euros, e outra na Unidade de Saúde Familiar do Veiga do Leça, cujo valor ultrapassa os 280 mil euros.
Na área do desporto, será substituído o relvado sintético do Parque Urbano Sara Moreira, numa empreitada de 135 mil euros. Está ainda prevista a requalificação de um troço da Rua de Santo António e da Rua dos Lameirões, em Água Longa, num investimento próximo dos 395 mil euros.
As intervenções com maior expressão financeira incluem a requalificação da Estrada Municipal 513, em Vilarinho (mais de 2,8 milhões de euros), e a ligação da Ermida à Zona Industrial da Poupa, que ultrapassa o milhão de euros.
A componente ambiental e de lazer está também contemplada com a adjudicação do Parque Ribeirinho da Ponte de Pau, num valor aproximado de 575 mil euros.
Já em fase preparatória está a empreitada de saneamento para a freguesia de Roriz. O concurso público está concluído, estando agora pendente a formalização do protocolo entre o Município e a empresa Águas do Norte. A obra, orçada em 3,25 milhões de euros e financiada por fundos municipais e comunitários, permitirá estender a cobertura da rede de saneamento à totalidade da freguesia.
Este pacote de investimentos reafirma, segundo a Câmara Municipal, “a estratégia de desenvolvimento sustentável e de resposta integrada às exigências do presente e às expectativas do futuro das populações”.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por suspeita de sequestro e violência doméstica
-
Santo Tirso7 dias atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Santo Tirso6 dias atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada


