Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso mantém taxa do lixo inalterado

A Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou, esta quarta-feira, que o tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos vai permanecer inalterado em 2025, mantendo-se pelo 12.º ano consecutivo. Já
a tarifa de água subirá cerca de 1,6%.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou, esta quarta-feira, que o tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos vai permanecer inalterado em 2025, mantendo-se pelo 12.º ano consecutivo. Para assegurar que os munícipes não enfrentam aumentos na fatura do lixo, a autarquia irá assumir um encargo de 2,2 milhões de euros.

A decisão foi tomada em reunião do executivo municipal, onde se reforçou o compromisso de não refletir nas faturas o desequilíbrio entre as receitas cobradas e as despesas pagas. Este esforço contraria a recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que indicava um aumento tarifário de 70%.

Desde 2019, o município já financiou o tarifário do lixo em 5,6 milhões de euros, aos quais se somam cerca de 400 mil euros para o financiamento da tarifa social, revelou o presidente da Câmara, Alberto Costa.

Alterações no regulamento da tarifa social de água

Na mesma reunião, foi também aprovado o início do processo de alteração ao Regulamento Municipal de Tarifa Social e Tarifa Família Numerosa do Abastecimento de Água. A principal mudança será o aumento do limite de rendimento anual para acesso à tarifa social, que passará de 5808 euros para 6272 euros, abrangendo mais famílias.

__________________

Esta atualização, que já está a ser aplicada a novos pedidos, visa apoiar mais munícipes no acesso a água a preços reduzidos.

Atualização no tarifário da água em 2025

Relativamente ao Serviço de Abastecimento de Água, a Câmara Municipal aprovou um aumento médio de 1,62% no tarifário para 2025. A subida é inferior à ocorrida em 2024, quando o aumento foi de 3,5% em todos os escalões.

Segundo a autarquia, o impacto será mínimo: para faturas até sete metros cúbicos de consumo, o acréscimo será inferior a 1 cêntimo por dia.

Esta atualização reflete a redução das perdas de água no sistema, que em outubro de 2024 foram de 8,2%, abaixo dos 10,1% registados em 2023, bem como fatores legais como o índice harmonizado de preços ao consumidor e a tarifa de fornecimento de água em alta definida pela Águas do Norte.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...