Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso quer aumentar de quatro para sete juízes do Tribunal do Comércio

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Câmara de Santo Tirso quer aumentar de quatro para sete o número de juízes do Tribunal do Comércio, decorrendo já conversações com o Ministério da Justiça, revelou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Numa fase em que decorrem as obras do futuro tribunal, num investimento de 900 mil euros, e que ficará situado no antigo edifício das Finanças de Santo Tirso, no distrito do Porto, a autarquia quer alargar as valências e, com isso, “beneficiar os municípios de Santo Tirso, Gondomar, Valongo, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Trofa” abrangidos.

“Embora ainda não tenhamos uma confirmação oficial, dos vários contactos que fomos tendo é provável e possível aumentar o número de juízes do Tribunal do Comércio de quatro para sete”, precisou Joaquim Couto.

Segundo o autarca, “os primeiros sinais têm sido positivos e [o reforço de juízes naquele tribunal] é uma notícia muito boa para todos os municípios que serão abrangidos”.

“Penso que será apenas uma questão de tempo para ser posto em prática”, sustentou.

__________________

As atuais obras devem estar concluídas em abril e, de modo a criar condições para a chegada de mais juízes, o presidente da autarquia socialista admitiu a necessidade de “fazer também obras na antiga Conservatória do Registo Predial, anexa ao futuro tribunal”.

Salientando que a câmara “vai aceitar a transferência de competências em algumas áreas da Justiça, no âmbito do processo de descentralização”, Joaquim Couto revelou que a autarquia “irá assumir responsabilidades em áreas como a luta contra a violência doméstica, a reinserção social e a prevenção em áreas da toxicodependência e o alcoolismo”.

Para o autarca, a disponibilidade apresentada “é a consolidação do que já está a ser feito pelo município na relação com o Ministério da Justiça e que se traduziu em vários investimentos, entre eles os 100 mil euros pagos pelo projeto do novo Tribunal do Comércio”.

Lembrando o protocolo com o Ministério para o “acompanhamento de ex-reclusos que precisam de casa e de emprego”, e que determinou a “cedência pela tutela das antigas casas dos magistrados para uma primeira habitação dessas pessoas”, o autarca estimou em “algumas centenas de milhares de euros” o investimento da autarquia na área da Justiça.

O assunto fará parte da agenda, na quinta-feira, da reunião do executivo, e que será depois discutida em Assembleia Municipal, no dia 29, concluiu o autarca.

__________________

C/Lusa

Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...