Fique ligado

Santo Tirso

CÂMARA DE SANTO TIRSO UNIDA NA DEFESA DO INA

Publicado

em

Publicidade

MOÇÃO EM DEFESA DO INSTITUTO FOI APROVADA POR UNANIMIDADE

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, por unanimidade, uma moção de defesa do Instituto Nun’Álvres (INA), relativamente à recente publicação do despacho normativo que prevê o fim de contratos de associação com os colégios privados. A moção delibera manter o diálogo institucional entre a autarquia e o Ministério da Educação, com vista à defesa dos interesses da comunidade educativa do INA.

O executivo municipal aprovou esta quinta-feira, no período anterior à ordem do dia da reunião de Câmara, uma moção de defesa do Instituto Nun’Álvres. Em causa, está a recente publicação de despacho normativo que regula o regime de matrículas e frequência das escolas, e que tem colocado em sobressalto a comunidade educativa desta unidade escolar.

Através desta moção, a Câmara solicita, com caráter de urgência, que o despacho seja revisto e a sua aplicabilidade ponderada, no que ao INA diz respeito, solicitando ao Governo e à Assembleia da República “esforço e empenho na rápida resolução do problema, mantendo o diálogo institucional entre autarquia e o Ministério da Educação”.

__________________

A decisão do Ministério da Educação, segundo a qual os estabelecimentos de ensino com contrato de associação podem apenas receber alunos da sua área geográfica, coloca em causa alguns alunos, que correm o risco de ficar privados deste projeto pedagógico, referenciado no plano regional, nacional e internacional.

Na moção pode ler-se que, para o executivo municipal, “a eventual perda de alunos por parte do INA constituiria um golpe para a economia e emprego local, pondo em risco profissionais, nomeadamente pessoal docente e não docente, e conduzindo ao enfraquecimento da escola e de todas as valências que integram o complexo educativo do “Colégio das Caldinhas”.

Para a Câmara de Santo Tirso, não existe qualquer justificação imediata para alterar o quadro legal em vigor, no que se refere ao INA. Desta forma, o executivo municipal manifesta, mais uma vez, total solidariedade a toda a comunidade escolar do Instituto.

Isto depois de, no passado dia 29 de abril, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, ter reunido com a administração do INA e enviado um ofício a Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, alertando para o facto da aplicação do despacho normativo colocar em risco valências do Colégio das Caldinhas (INA).

__________________

Aprovada por unanimidade, uma cópia da moção vai ser enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao Ministro da Educação e a todos os grupos parlamentares presentes na Assembleia da República.

Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...