V.N. de Famalicão
Câmara define área de reabilitação urbana

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar área de reabilitação urbana, no centro da cidade, para facilitar e potenciar a intervenção integrada dos edifícios e do património através do acesso simplificado a meios de financiamento e benefícios fiscais dos proprietários. Mónica Ribeiro
Foi na ultima reunião do executivo municipal que a proposta para a delimitação da área de reabilitação urbana foi aprovada, prevendo uma área com 119 hectares que engloba toda a zona urbana do centro da cidade, a norte limitada pela Avenida 9 de Julho, a nascente pela Avenida Carlos Bacelar e a Avenida Marechal Humberto Delgado, a sul pela Rua de S. Julião e pela Avenida Rebelo Mesquita e a poente pela linha de caminho de ferro.
Este documento é para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “o primeiro passo para a criação da primeira área de reabilitação urbana em Famalicão”. “É um momento de grande significado porque, embora Famalicão não tenha um casco histórico, tem uma zona central na cidade que merece um tratamento e cuidado especial”, diz.
Segundo o edil famalicense, com “a criação deste território”, Famalicão “está a criar condições especiais para a concretização da reabilitação urbana”. “Por um lado, são condições que resultam da lei e que dizem respeito a benefícios fiscais, seja do ponto de vista do IVA, do IMT e do IMI, por outro lado vamos criar uma bolsa de regalias e privilégios municipais ao nível das taxas e dos licenciamentos para que os proprietários, os empresários do setor da construção e os empreendedores da área possam ter razões para reabilitar os espaços”, explica.
Com isto, além de mobilizar-se recursos públicos nacionais e municipais, “abre-se a porta à captação de recursos financeiros comunitários”, incluindo meios do próximo ciclo de programação de fundos estruturais 2014-2020.
Paulo Cunha reforça ainda a vontade da autarquia em revitalizar o centro urbano, tornando a cidade atrativa.
O documento será agora submetido à aprovação da Assembleia Municipal, sendo que a delimitação das áreas de reabilitação urbana é uma das suas competências.
-
Edição Papel1 hora atrás
Edição papel nº304 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº303 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Abertura da nova ponte sobre o Rio Ave antecipada para 27 de junho
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bloco critica revisão do PDM de Santo Tirso e município anuncia prolongamento da discussão pública
-
Desporto1 semana atrás
AST assegura presença no Campeonato Nacional Sub-15 da próxima época
-
Santo Tirso5 dias atrás
Um morto numa colisão entre motociclo e automóvel em Monte Córdova
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Realizou-se o primeiro dia do Convívio sénior na Quinta da Malafaia
-
Desporto2 semanas atrás
Santo Tirso estreia-se no Circuito Nacional de Basquetebol 3×3 com competição este feriado