Santo Tirso
Câmara Municipal de Santo Tirso contesta transferência do hospital para a União das Misericórdias Portuguesas

A Câmara Municipal de Santo Tirso enviou, esta sexta-feira, um comunicado às redações dos órgãos de comunicação social, manifestando a sua oposição à transferência do Hospital de Santo Tirso para a União das Misericórdias Portuguesas. A medida foi anunciada na quinta-feira, após a assinatura de um protocolo entre a União das Misericórdias e o Ministério da Saúde. O presidente da autarquia, Alberto Costa, solicitou uma audiência urgente à ministra da Saúde para esclarecer os contornos do acordo, que considera contrário ao modelo de gestão defendido pelo município.
No comunicado, a autarquia lamenta ter tomado conhecimento da decisão através da Comunicação Social, sem qualquer envolvimento no processo, apesar do impacto significativo para a população do concelho. Embora reconheça o importante papel da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso na prestação de assistência social, a Câmara defende que o hospital deve permanecer no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), argumentando que este modelo é o que melhor garante a qualidade e a equidade no acesso aos cuidados hospitalares.
A Câmara Municipal questiona ainda a transferência do hospital após um investimento de cinco milhões de euros realizado pelo Governo anterior na modernização das instalações, que incluiu a inauguração, há um ano, de um novo edifício destinado a reforçar os serviços de urgência e cuidados de saúde mental. Para a autarquia, a decisão é vista como um retrocesso e como uma medida político-partidária que sinaliza um desinvestimento no SNS, contrariando o caminho trilhado desde 2016, quando foi revertida uma decisão semelhante pelo Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
A autarquia manifesta ainda solidariedade com os trabalhadores do Hospital de Santo Tirso e exige garantias de que os postos de trabalho não serão colocados em causa. O município apela ao diálogo com o Ministério da Saúde para assegurar que os interesses da população e dos colaboradores sejam salvaguardados.
-
Edição Papel19 horas atrás
Edição papel nº304 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº303 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Abertura da nova ponte sobre o Rio Ave antecipada para 27 de junho
-
Santo Tirso5 dias atrás
Um morto numa colisão entre motociclo e automóvel em Monte Córdova
-
Desporto2 semanas atrás
AST assegura presença no Campeonato Nacional Sub-15 da próxima época
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Realizou-se o primeiro dia do Convívio sénior na Quinta da Malafaia
-
Santo Tirso1 semana atrás
Talento e Emoção Marcam a XIII Audição da MusicTirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Câmara de Santo Tirso entrega 16 habitações a famílias do concelho