V.N. de Famalicão
Câmara paga inscrições e seguros a 5 mil jovens atletas

Pelo “terceiro ano consecutivo”, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assumir “todas as despesas com a inscrição e os seguros de cerca de cinco mil atletas do concelho”, que praticam “desporto nos escalões de formação”.
Atualmente, esta medida abrange “cerca de duas dezenas de modalidades, do futebol ao xadrez, do rugby às artes marciais, do hóquei em patins à dança desportiva”, tendo sido também “alargada ao ténis de mesa com o pagamento de inscrições e seguros a cerca de 15 atletas”. Para além deste apoio, a Câmara Municipal “financia, todos os anos, os exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas”.
A atribuição dos apoios é feita normalmente no arranque das temporadas desportivas. Neste âmbito, na última reunião do executivo municipal foram aprovados os apoios financeiros para as inscrições federativas e seguros de atletas nas modalidades de basquetebol, hóquei em patins, patinagem artística, andebol e atletismo, num “investimento de cerca de 8.300 euros”.
Quanto à formação desportiva do futebol, a autarquia apoiava, até 2016, “cerca de 2500 jovens, por ano”, através do pagamento relativo aos seguros e às inscrições nos escalões de formação na Associação de Futebol de Braga, num “investimento anual superior a 90 mil euros”. Atualmente, o investimento municipal situa-se na ordem dos “150 mil euros anuais, mas o número de atletas abrangidos duplicou”.
Através desta medida, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, quer “transmitir um sinal claro às associações, às famílias e aos atletas famalicenses de que a autarquia apoia o desporto, em toda a sua diversidade”. Além disso, “com este apoio a autarquia está a criar condições para que todos os jovens famalicenses tenham acesso ao desporto, qualquer que seja a modalidade escolhida”.
O autarca mostrou que a autarquia está “cá para apoiar” caso surja “uma nova modalidade”. “O fundamental deste apoio é incentivarmos cada vez mais jovens a praticarem desporto e a fazerem o que gostam”, explicou.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso