Fique ligado

Santo Tirso

Campanha de sensibilização da Câmara de Santo Tirso leva mais de 400 alunos a experimentar transporte público

No âmbito da sua estratégia para uma mobilidade mais sustentável, a Câmara Municipal de Santo Tirso voltou a implementar a campanha “O Meu Autocarro e a Minha Escola”, dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade que, em setembro, transitarão para estabelecimentos de ensino de ciclo superior.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

No âmbito da sua estratégia para uma mobilidade mais sustentável, a Câmara Municipal de Santo Tirso voltou a implementar a campanha “O Meu Autocarro e a Minha Escola”, dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade que, em setembro, transitarão para estabelecimentos de ensino de ciclo superior. A iniciativa, que decorreu durante os meses de maio e junho, chegou a 29 escolas e envolveu mais de 400 crianças.

Ao longo das sessões, que terminaram esta semana, o Município procurou sensibilizar os mais jovens para a utilização regular do transporte público como alternativa viável, ecológica e acessível ao transporte individual. Através de apresentações em sala e viagens experimentais, os alunos puderam não só conhecer os percursos e horários, mas também realizar, na prática, o trajeto entre a escola atual e a futura escola, nos dois sentidos.

“Queremos que as crianças cresçam com hábitos de mobilidade sustentáveis e conscientes. Esta campanha pretende desmistificar o uso do autocarro e mostrar que é uma opção segura, cómoda e ambientalmente responsável”, afirmou o vereador com o pelouro da Mobilidade e Transportes, Tiago Araújo, que dinamizou diretamente várias das sessões realizadas.

A par da componente pedagógica, os alunos e respetivas famílias ficaram a conhecer o sistema Andante, válido em múltiplos operadores como a Mobiave, UNIR, AveMobilidade, Metro do Porto e CP. Foi ainda destacado que os jovens entre os quatro e os 23 anos beneficiam de passe gratuito, desde que ativado mensalmente através da aplicação Anda. A campanha deu também destaque às ferramentas digitais de apoio à mobilidade, como o site e app da Mobiave, que disponibilizam informação em tempo real sobre linhas, horários, paragens e localização dos autocarros.

Publicidade

Além de promover o transporte coletivo, esta medida da autarquia pretende ajudar a reduzir o congestionamento automóvel junto das escolas, promovendo hábitos de deslocação mais económicos e amigos do ambiente. Apesar de direcionada a alunos do 1.º ciclo, a campanha aposta no efeito multiplicador da mensagem junto das famílias.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...