Fique ligado

Notícias

Cão Danado em Famalicão

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A companhia cultural Cão Danado está de malas aviadas para o concelho de Vila Nova de Famalicão. A associação criada em 2001, assume-se como uma estrutura de criação e de produção de artes, tendo vindo a desenvolver o seu trabalho não só na área das artes performativas, mas também nas artes visuais, música, cinema e formação.

Nos últimos tempos, a companhia tem desenvolvido um conjunto de parcerias e colaborações regulares com a ACE (Academia Contemporânea do Espetáculo), escola de teatro de Famalicão, e pretende estabelecer um aprofundamento de trabalho com as várias dinâmicas culturais do concelho famalicense e da região.

A nova amplitude do projeto cultural justificaram a mudança da sede da associação para Vila Nova de Famalicão, onde ficará instalada num dos pavilhões do Lago Discount, que acolhe também desde há um ano o INAC – Instituto Nacional das Artes Circenses.

A vinda do Cão Danado é uma boa notícia para Vila Nova de Famalicão que tem vindo a reunir no seu território um conjunto de companhias, espaços e associações culturais e educativas que está a fazer do nosso concelho um espaço criação e produção artística que vai de encontro à nossa estratégia de afirmação e democratização cultural”, refere a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

__________________

Por sua vez, uma das responsáveis da associação, Joana Barbosa refere que “com os novos projetos na área de cruzamento disciplinar, não hesitamos em eleger a cidade de Famalicão para o desenvolvimento dos mesmos, pela sua crescente dinâmica cultural, privilegiada localização e sobretudo pela forma acolhedora como sempre nos receberam criando parcerias que iriam motivar o projeto Germinal  e (In)Formação projetos complementares à excelente oferta de formação artística nesta cidade.”

Com uma equipa constituída por mais de meia centena de elementos, entre responsáveis, atores e outros participantes, a Cão Danado pretende retomar a experiência de um espaço e de uma programação regular multidisciplinar que a estrutura teve nos anos de 2004/2006, através de parcerias para cruzamento disciplinares.

Aliás, é precisamente neste sentido que a associação está a desenvolver atualmente o projeto Germinal, aprovado pela Direção Geral das Artes (DGArtes e Ministério da Cultura) com um conjunto de atividades a decorrer em colaboração com o Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.

Neste âmbito, destaque para a residência artística com Davis Freeman, sob o tema da energia, que vai decorrer entre 10 e 20 de setembro, na Devesa, com trabalho de laboratório promovido pela equipa do Cão Danado e cerca de 40 participantes (dançarinos, atores, desportistas, estudantes, professores e quem mais se quiser juntar) para recriação do espetáculo Expanding Energy marcado para 21 de setembro, entre as 18h30 e as 20h00. Sob orientação de Davis Freeman e Leonor Keil, a participação dos músicos Jochen Arbeit e Sérgio Martins e da atriz Sara Barbosa, será preparado um cocktail de todos os problemas ambientais que promete levar os corações ao limite numa explosão de energia

__________________

As inscrições são gratuitas até ao limite de 40 participantes e os interessados devem fazê-lo através do email caodanadoproducao@gmail.com.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...