Santo Tirso
Capacita In une empreendedorismo e inclusão
Através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Santa Casa da Misericórdia, cinco mulheres de etnia cigana estão a receber formação no âmbito do CAPACITA IN. O projeto tem como objetivo promover a capacitação e qualificação profissional de grupos sociais especialmente desfavorecidos, visando a criação de pequenos negócios e a integração no mercado de trabalho.
Desde o lançamento da segunda edição, cinco mulheres integradas no projeto “Nova-Sina: Mulheres Ciganas, Agentes de Mudança”, criado em 2024 pela Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, beneficiam desta formação através do Capacita In.
“É uma satisfação ver os resultados desta parceria estabelecida com a Misericórdia”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, que acrescenta: “O Nova-Sina vai ao encontro da essência deste projeto de capacitação, que é poder fazer, verdadeiramente, a diferença e transformar a vida das pessoas, dando-lhes as ferramentas certas para que possam trilhar um novo caminho”.
O autarca sublinha ainda que, “no caso concreto do Nova-Sina, houve o cuidado, por parte do Invest Santo Tirso, entidade responsável pela dinamização da formação, de adaptar o programa às necessidades das formandas, incluindo sessões especializadas nas áreas da literacia básica, comunicação e costura”.
O ciclo de workshops de capacitação, as sessões de coaching individualizado e o período de incubação na Fábrica de Santo Thyrso constituem uma mais-valia no reforço dos conhecimentos necessários à produção, divulgação e valorização de produtos utilitários sustentáveis, criados no âmbito do Nova-Sina. Estes resultam de técnicas de reciclagem, com materiais cedidos por três empresas locais do setor da publicidade, parceiras do projeto.
“Nesta fase, recolhemos lonas que transformamos em produtos utilitários, costurados pelas nossas cinco formandas”, explica Liliana Salgado, mentora do projeto da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. O resultado prático são “tote bags, aventais e sacos de compras”.
Liliana Salgado sublinha ainda que, devido à vertente de reciclagem, o projeto “acrescenta à responsabilidade social a sensibilização ambiental”.
Lançado em fevereiro de 2023 e financiado no âmbito do PRR, o Capacita In decorre até ao final deste ano.
-
Edição Papel2 semanas atrásEdição papel nº316 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrásBombeiros de Vila das Aves salvam homem de morrer afogado no rio Vizela
-
Notícias2 dias atrásIncêndio na Torre Sénior em Santo Tirso (c/video)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrásMemórias e Histórias do Vale do Ave: A Escola Agrícola de Santo Tirso: passado, presente e interrogações
-
Santo Tirso2 semanas atrásBebé nasce em casa em Monte Córdova com apoio do pai e dos Bombeiros Tirsenses
-
Trofa1 semana atrásUm morto em incêndio no Muro, na Trofa(c/video)
-
Trofa3 dias atrásPodia ter acabado em tragédia”: armadilha escondida em trilho de BTT na Trofa alarma ciclistas
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem constituído arguido por furtos na Agrela e Monte Córdova


