V.N. de Famalicão
CDU reforça urgência de ação na defesa do Rio Pelhe em Famalicão
A CDU defende que é “possível e urgente fazer mais e melhor” pela proteção do Rio Pelhe, em Famalicão.

A CDU defende que é “possível e urgente fazer mais e melhor” pela proteção do Rio Pelhe, em Famalicão. No Dia Mundial dos Rios, assinalado a 22 de setembro, o partido relembrou a necessidade de uma intervenção séria e estrutural para proteger as linhas de água doce em Portugal, destacando a contínua falta de ação política nesse sentido.
Sublinhando que tem vindo a denunciar, repetidamente, a poluição no Rio Pelhe, que atravessa o centro da cidade de Famalicão, passando por áreas como o local da feira semanal e o Parque da Cidade, a coligação do PCP com Os Verdes atestam as frequentes as queixas de cidadãos sobre descargas poluentes, falta de limpeza ribeirinha e maus cheiros.
“Na sessão da Assembleia Municipal de 20 de Setembro, a eleita da CDU Tânia Silva questionou o executivo sobre as recentes descargas no Rio Pelhe, sem obter qualquer resposta do presidente da Câmara. Conscientes de que a despoluição não é uma tarefa de fácil execução, sublinhamos que o caminho tem de ser feito e que o desleixo das entidades competentes e sucessivos atentados ambientais levam ao declínio da biodiversidade, à degradação dos habitats que perduram e se agravam. Perante a denúncia de cidadãos que frequentam os espaços verdes perto do rio, a Câmara limita-se a responder que não tem condições para identificar os focos de poluição. É bem visível o desinteresse deste executivo camarário pelas questões ambientais e pela preservação das linhas de água e a falta de visão estratégica do cuidado com os espaços verdes, que se traduzem na ausência de um verdadeiro investimento nas margens do rio que impede a sua devolução ao usufruto da população”, referiu a CDU, em comunicado.
No dia 27 de setembro, uma comitiva da CDU, que incluiu Mariana Silva do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), visitou o local onde o ribeiro de Talvai conflui com o Rio Pelhe, bem como os açudes junto ao Moinho de S. Marçal, em Esmeriz.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto1 semana atrás
Jogadores da Trofa e Riba de Ave convocados para Mundial de minifootball
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol