Santo Tirso
Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso apresenta ciclo de atividades dedicado ao linho

O Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso promove O Ciclo do Linho entre os meses de maio e julho. A iniciativa engloba várias atividades e procura dar a conhecer o linho e as suas tradições.
O Ciclo do Linho inaugura-se este sábado, dia 5 de abril, e vai prolongar-se até 19 de julho. A iniciativa vai decorrer na Fábrica de Santo Thyrso, entre as Hortas Urbanas, o Centro Interpretativo e a Sala da Máquina.
Com este Ciclo, o Centro Interpretativo pretende dar a conhecer e apresentar ao público a produção do linho desde a semente à fibra (sementeira e colheita) e, na sua dimensão têxtil, a fiação e a tecelagem desta fibra.
Antes da chegada do algodão a Santo Tirso, com a criação da Fábrica do Rio Vizela em 1845, o linho tinha uma grande difusão e tradição em todo o território. O crescimento da industrialização algodoeira veio afastar os tirsenses desta tradição, que ainda assim se manteve em alguns locais do concelho durante o século XX. O Município pretende, assim, relembrar estas tradições.
O Ciclo do Linho abre este sábado com a realização da atividade “Sementeira de linho galego”, das 09h00 às 11h30, nas Hortas Urbanas.
“Arrancada, ripada e molhada do linho” é a atividade seguinte, que se vai realizar a 14 de junho, entre as 09h30 e as 12h30, igualmente nas Hortas Urbanas.
O Ciclo continua já no Centro Interpretativo. Dia 19 de julho é dia de atividade dupla, com “Moagem, espadelagem e assedagem do linho” das 09h30 e as 12h30 e “Fiação e tecelagem do linho” entre as 14h30 e as 17h30.
Em cada uma destas atividades do programa, os participantes terão oportunidade de acompanhar a fase correspondente da produção do linho. Vai estar, ainda, patente uma exposição na Sala da Máquina durante o mês de junho.
A inscrição é obrigatória e gratuita, podendo ser feita para museus@cm-stirso.pt ou para 252 809 120.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol