V.N. de Famalicão
Centro Qualifica de Famalicão entre “os melhores do país”
“Uma fonte de inspiração e um dos melhores da rede nacional”. É desta forma que Cláudia Valente, membro do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), classifica o Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.
Esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, na habitual cerimónia de entrega de diplomas e certificados aos formandos do concelho, a representante da ANQEP teceu rasgados elogios ao centro de formação e qualificação da autarquia famalicense.
“É um dos centros de referência da atual rede de Centros Qualifica e um parceiro estratégico da ANQEP. Está muito comprometido com as suas pessoas e isso demonstra o quanto o município de Vila Nova de Famalicão entende a aposta no capital humano e na qualificação da sua população como uma aposta estratégica para a competitividade deste território, para a possibilidade de criar emprego e de atrair novos investimentos e para uma cidadania mais plena”, referiu a responsável.
Os diplomas e certificados do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolar e profissional foram ontem entregues a 130 adultos que no ano de 2019 aumentaram a escolaridade ou obtiveram certificação profissional através do Centro Qualifica de Famalicão.
Mais de uma centena de adultos, que segundo o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, se evidenciam pela sua exemplaridade. “Este é o momento em que agradecemos às entidades formadoras, mas também reconhecemos a disponibilidade destas 130 pessoas que conseguiram arranjar tempo e disponibilidade mental para voltarem a aprender, para se capacitarem e assim serem cada vez mais competentes naquilo que fazem”, disse.
Refira-se que em 2019, o Centro Qualifica de Famalicão registou a inscrição de 1969 pessoas. No ano passado foram encaminhadas para ofertas qualificantes (Processos RVCC, Cursos Educação e Formação de Adultos (EFA), ensino recorrente, formação modular, entre outros) 1716 adultos.
O Centro Qualifica tem a missão de aumentar a qualificação de adultos com vista a melhorar os seus níveis de educação e formação, contribuindo para o aumento dos níveis de qualificação da população e da empregabilidade.
É coordenado pela Câmara Municipal e conta atualmente com cinco polos no concelho: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Escola Profissional CIOR e Didáxis Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.
Os interessados em apostar num futuro melhor e mais qualificado podem inscrever-se através da internet em www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao e obter informações através do telefone 252 320 931 ou pelo email centroqualifica@vilanovadefamalicao.org.
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Business Park: Novo Polo de Investimento no Vale do Ave com 6,5 Milhões de Euros em Investimento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
A Diocese do Porto vai viver o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) 2024 no próximo dia 23 de novembro, em Santo Tirso.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por filmar com telemóvel por debaixo de saias de mulheres
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
GNR detém dois homens por tráfico de droga
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Notícias2 semanas atrás
Ivan Lima Cavalcanti é o próximo orador do Ciclo de Conferências em Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
11.ª Edição do ASAS Weekend: Mercado Solidário no Porto e em Santo Tirso