V.N. de Famalicão
Cinema Paraíso volta a sair à rua com sessões gratuitas em Famalicão, Lagoa e Requião
A 26.ª viagem deste projeto arranca já no dia 2 de julho e prolonga-se até 20 de agosto, com sessões sempre às 22h00 e entrada livre.
Sete filmes, três palcos e uma proposta que há mais de duas décadas leva cinema ao ar livre aos diferentes recantos do concelho. Está de regresso o projeto itinerante Cinema Paraíso, promovido pelo Cineclube de Joane em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão, com apoio do Município de Vila Nova de Famalicão e do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
A 26.ª viagem deste projeto arranca já no dia 2 de julho e prolonga-se até 20 de agosto, com sessões sempre às 22h00 e entrada livre. O Parque da Devesa mantém-se como palco central do programa, às quartas-feiras, mas a edição deste ano leva o cinema também a duas novas freguesias: Lagoa e Requião.
“É verão, tempo de reencontrar os espectadores ao ar livre, em praças, parques e outros lugares”, assinala o Cineclube de Joane, que destaca a estreia da iniciativa nas freguesias de Lagoa e Requião como forma de reforçar o caráter descentralizador do projeto. Desde 1999, o Cinema Paraíso já passou por mais de 40 locais do concelho.
O alinhamento de filmes combina animações premiadas, ficção científica, cinema de autor e êxitos populares, incluindo estreias e regressos de realizadores consagrados. A 2 de julho, Tim Burton inaugura o ciclo no Parque da Devesa com Beetlejuice Beetlejuice, seguido de Flow – À Deriva (9 de julho), Conclave (16 de julho), Mickey 17 (13 de agosto) e Siga a Banda! (20 de agosto).
Em Lagoa, a sessão acontece a 13 de julho, num campo junto à escola local, com Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles inspirado num episódio da ditadura militar brasileira e premiado como Melhor Filme Internacional nos Óscares. Requião recebe a última sessão descentralizada a 20 de julho, no polidesportivo da freguesia, com a versão portuguesa de Robot Selvagem, do realizador Chris Sanders.
“Venham, tragam um agasalho, uma manta ou uma cadeira de praia”, convida a organização, que promete noites de cinema sob as estrelas com histórias de diferentes géneros e geografias, pensadas para públicos diversos.
Toda a programação e detalhes podem ser consultados em cineclubejoane.org/2025-07.
-
Edição Papel5 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa4 dias atrás
A história de João, combatente na guerra da Ucrânia
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso4 dias atrás
Requalificação do CineTeatro de Santo Tirso entra em fase técnica
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram


