Fechar
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Criança desaparecida desde julho encontrada em casa devoluta e sem condições em Famalicão

Foram realizadas diligências na zona de Delães, em Vila Nova de Famalicão, que culminaram com a descoberta do menor.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Polícia Judiciária (PJ) localizou e resgatou uma criança de 10 anos que estava desaparecida desde julho, no seguimento de um caso de incumprimento das responsabilidades parentais por parte do pai. A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga, em cumprimento de uma ordem judicial do Tribunal de Família e Menores de Guimarães.

De acordo com a PJ, o menor e o progenitor “estavam, desde julho, em paradeiro desconhecido”, havendo “claros indicadores de que o progenitor tentava ocultar a localização do menor”. As autoridades referem que o homem “cessou a sua presença online e desligou o telemóvel, não mantendo também quaisquer contactos com os seus familiares mais próximos”.

O alerta foi intensificado com o arranque do ano letivo, quando se constatou que a criança não tinha comparecido às aulas. Perante essa situação, foram realizadas diligências na zona de Delães, em Vila Nova de Famalicão, que culminaram com a descoberta do menor.

A criança foi encontrada “no interior de uma habitação devoluta, sem eletricidade ou água canalizada, num local de encontro e pernoita de pessoas ligados ao consumo de produtos estupefacientes”. A PJ revelou que o menor estava com o pai “em condições manifestamente insalubres”, vestindo “roupa pertencente ao progenitor” e apresentando “múltiplas lesões compatíveis com picadas dispersas em várias zonas do corpo”, além de sinais evidentes de “falta de cuidados de higiene há muito tempo”.

Publicidade

As autoridades confirmaram ainda que no interior da habitação “não existiam quaisquer géneros alimentícios disponíveis”, nem “condições mínimas de habitabilidade”.

Em articulação com o Juízo de Família e Menores de Guimarães, a criança foi retirada do local e “entregue aos cuidados da mãe”, tendo sido conduzida ao Hospital de Vila Nova de Famalicão para avaliação médica, em estreita comunicação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...