Crónicas & Opinião
DECO aconselha | Taxa Férias fora da zona Euro: o que são as taxas de câmbio?
“Planeie a troca de moeda com antecedência, faça uma pesquisa cuidadosa dos melhores câmbios do mercado, compare as condições disponíveis e, mais importante, recorra apenas a instituições habilitadas e confiáveis.”

São muitas as famílias portuguesas que aguardam ansiosamente para embarcarem numas merecidas férias. Mas há detalhes a ter em conta quando se apanha o avião rumo a um país estrangeiro onde a moeda oficial não é o euro. Importa saber, que quando for viajar para fora do país, é importante levar a moeda do país de destino. Nesse sentido, importa saber o que é a taxa de câmbio e como funciona o processo de troca de dinheiro.
O câmbio é a operação de troca de uma moeda por outra (como por exemplo, trocar euros por reais). A taxa de câmbio é o preçoa que essa troca é feita, ou seja, o valor de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. No caso de viajar para o Brasil, a taxa de câmbio euro/real é de 1,00 para 6,43, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) relativos ao dia 6 de junho de 2025.
De notar que os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões a cobrar.
Para trocar moeda estrangeira, poderá dirigir-se a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no BdP. As taxas de câmbio de referência são divulgadas pelo BdP com carácter informativo, podendo, no entanto, aquelas entidades fixar livremente as taxas de câmbio e comissões associadas, que deverão ser devidamente publicitadas em preçário próprio.
Poderá ainda utilizar o conversor do BdP para saber quantos reais pode obter pelos euros que pretende vender. Embora essa referência possa oscilar ligeiramente, ficará com uma informação muito próxima da realidade.
No regresso, se ainda tiver reais e pretender trocar por euros, deve saber que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio, sendo que a cotação de venda é superior à cotação de compra.
Resumidamente, planeie a troca de moeda com antecedência, faça uma pesquisa cuidadosa dos melhores câmbios do mercado, compare as condições disponíveis e, mais importante, recorra apenas a instituições habilitadas e confiáveis. Assim, evita surpresas de forma a aproveitar melhor as suas férias.
Informe-se com a equipa da DECO aqui.
Trabalhamos para si: deco@deco.pt; 21 371 02 00.
É também possível agendar atendimento via skype.
Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº307 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Acidente em Ribeirão: condutor embate em mota, deixa casal ferido e foge
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
40ª Feira de Artesanato e Gastronomia leva tradição e sabores a Famalicão
-
Santo Tirso4 dias atrás
Jovem de 16 anos apanhado com milhares de doses de droga em Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Homem detido em flagrante por violência doméstica em Vila das Aves
-
Desporto1 semana atrás
Troféu Francisco Costa traz ténis e solidariedade a Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em Água Longa deixa cinco pessoas desalojadas
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Despiste de trator em Fradelos faz um ferido