Santo Tirso
Dias da Camélia regressam a Santo Tirso para celebrar 20 anos com programa especial
Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias, a Paróquia de Santa Maria Madalena e a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, a edição de 2025 promete ser memorável
Os Dias da Camélia estão de volta a Santo Tirso durante o mês de fevereiro, marcando uma edição especial que celebra duas décadas de existência. A iniciativa, que promete surpresas e uma programação diversificada, arranca já este sábado, dia 1 de fevereiro, e estende-se por todo o mês, envolvendo diversos espaços da cidade, como o Mosteiro de São Bento e a Quinta de Fora.
Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias, a Paróquia de Santa Maria Madalena e a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, a edição de 2025 promete ser memorável. O evento vai reunir produtores, colecionadores, entusiastas e curiosos, além de dar destaque ao artesanato e iguarias locais.
Ana Maria Ferreira, vereadora da Cultura, Turismo e Ambiente, destacou a importância do evento: “É uma felicidade enorme para Santo Tirso organizar os Dias da Camélia ano após ano. É um evento que os munícipes gostam de visitar, mas que também traz muita gente de fora ao nosso concelho.” A vereadora acrescentou que esta é uma ocasião perfeita para promover o melhor da região, tanto a nível botânico como comercial.
O ponto alto da programação acontece no penúltimo fim de semana do mês, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. A Quinta de Fora será palco de várias atividades, como a Ode à Camélia, o Bazar d’Artes & Ofícios, o GEMA – Mercado de Iguarias e o Salão de Bel’Vinho. Paralelamente, o Claustro da Igreja Matriz, no Mosteiro de Santo Tirso, acolherá a Mostra & Concurso da Camélia, que contará com cerca de 30 produtores em competição pelos prémios disponíveis.
A abertura oficial do evento acontece já este sábado, dia 1 de fevereiro, com um concerto na Sala do Capítulo do Mosteiro de São Bento, protagonizado pela conceituada harpista Salomé Pais Matos. A programação inclui ainda outras iniciativas ao longo do mês, como a apresentação do livro “O Visconde das Camélias Carmesins”, da autoria de Beatriz Meireles, no dia 7 de fevereiro, na Quinta de Silvalde, e o Mercado de Flores, Perfumes & Poesia, no dia 8, no Mercado Municipal.
Para os interessados em atividades formativas, estão previstas uma Oficina de Tricô no dia 15, na Quinta de Fora, e uma Aula de Dança Folclórica Japonesa (Ondo – Japoneira) nos dias 21 e 22, no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, seguida de um sarau no dia 23.
A programação completa, com todos os horários e detalhes, está disponível no site da Câmara Municipal de Santo Tirso: https://www.cm-stirso.pt/conhecer/eventos/evento/turismo-93.
-
Edição Papel5 dias atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Notícias1 semana atrás
Incêndio na Torre Sénior em Santo Tirso (c/video)
-
Trofa1 semana atrás
Podia ter acabado em tragédia”: armadilha escondida em trilho de BTT na Trofa alarma ciclistas
-
Santo Tirso5 dias atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Trofa2 semanas atrás
Um morto em incêndio no Muro, na Trofa(c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem constituído arguido por furtos na Agrela e Monte Córdova
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Federação Nacional dos Médicos alerta para falta de esclarecimentos sobre transferência do Hospital de Santo Tirso para Misericórdia
-
Trofa2 semanas atrás
Lançada campanha para doação de bens a família que perdeu tudo em incêndio no Muro


