Santo Tirso
“Dos Dedos à Relíquia” leva reflexão sobre corpo e memória a Vila das Aves
Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe, entre os dias 2 e 28 de fevereiro, a exposição “Dos Dedos à Relíquia”, da artista tirsense Isabel Rosas, com entrada gratuita.
Quem visitar o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves ao longo do mês de fevereiro vai encontrar uma proposta artística centrada na relação entre corpo, memória e imagem. O espaço recebe, entre os dias 2 e 28 de fevereiro, a exposição “Dos Dedos à Relíquia”, da artista tirsense Isabel Rosas, com entrada gratuita.
A mostra apresenta um percurso visual e conceptual em que, segundo a informação divulgada, “o corpo se transforma em relíquia, seja em vida ou na morte, no fragmento ou na metáfora”. Nesta abordagem, o corpo surge como “vestígio material de uma presença, suporte de memória e gesto de resistência contra o esquecimento”, estabelecendo um diálogo entre a tradição sacral das relíquias e práticas contemporâneas de arquivo.
A partir da materialidade dos objetos e imagens, a exposição explora ainda “a relação ritualizada com aquilo que desaparece”, cruzando referências históricas com linguagens atuais da criação artística. O percurso proposto convida o público a refletir sobre a forma como a memória é preservada, reinterpretada e reinscrita através de diferentes meios.
Isabel Rosas é artista e designer, com trabalho desenvolvido sobretudo nas áreas do design editorial e da cerâmica. A sua prática artística investiga “a forma como a imagem é enquadrada e interpretada em diferentes contextos visuais”, entendendo o espaço editorial como um território expandido onde o olhar se desloca entre superfícies, escalas e dispositivos. A artista parte da ideia de “ver através de uma janela”, seja um livro, um ecrã ou um objeto, para construir narrativas a partir do arquivo, da cerâmica e da imagem, em movimento ou estática, entendidos como espaços de armazenamento e contemplação da memória.
“Dos Dedos à Relíquia” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30, e ao sábado, das 14h30 às 18h30, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, durante todo o período da exposição.
-
Edição Papel8 horas atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais


