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Eduardo Oliveira e Alberto Costa defendem nova ponte alternativa à Lagoncinha

Jornal do Ave

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O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS de Vila Nova de Famalicão e candidato à presidência da autarquia famalicense, reuniram-se esta quinta-feira para discutir a necessidade urgente de uma nova infraestrutura rodoviária que ligue os dois concelhos. Em cima da mesa esteve a proposta de construção de uma ponte paralela à histórica Ponte da Lagoncinha, atualmente sobrecarregada com o tráfego diário entre os dois municípios.

A nova ponte, com duas faixas de rodagem e situada nas imediações da saída da autoestrada A3, teria como principal objetivo melhorar a mobilidade entre Famalicão e Santo Tirso, servindo milhares de munícipes e empresas que diariamente circulam na região. A Ponte da Lagoncinha, de origem romana e classificada como património nacional desde 1943, seria preservada e reconvertida para uso pedonal, inserida num novo espaço de lazer e valorização patrimonial.

Eduardo Oliveira sublinhou a importância do investimento: “É urgente garantir uma nova ponte que melhore o trânsito numa das zonas industriais mais relevantes do país. Com esta solução, conseguimos não só melhorar os acessos e a qualidade de vida dos residentes, como também proteger um elemento histórico do nosso território.”

O candidato socialista destacou ainda a necessidade de articular a nova ponte com o futuro terminal ferroviário da Medway, a instalar-se na freguesia de Lousado: “Este terminal será uma peça-chave no desenvolvimento logístico e industrial da região. Por isso, é fundamental que seja acompanhado de uma rede viária moderna e eficaz.”

Alberto Costa reforçou o alinhamento entre os dois autarcas na defesa desta infraestrutura estratégica: “Esta nova ponte é essencial para aproximar Famalicão e Santo Tirso, responder às necessidades das populações e potenciar a ligação entre os dois concelhos.” O presidente da Câmara de Santo Tirso defendeu ainda a criação de uma ligação complementar, a uma cota superior, paralela à A3, para assegurar a continuidade da Variante à EN14 e garantir uma ligação direta à nova plataforma rodoferroviária.

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O encontro assinala uma vontade política clara de cooperação intermunicipal, com vista à melhoria das acessibilidades, ao desenvolvimento económico e à preservação do património da região.

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