Santo Tirso
Eleições Legislativas: Quem são os candidatos da Trofa, Santo Tirso e Famalicão?
As eleições legislativas de 18 de maio contam com candidatos dos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão em várias listas partidárias pelos círculos do Porto e de Braga.

As eleições legislativas de 18 de maio contam com candidatos dos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão em várias listas partidárias pelos círculos do Porto e de Braga.
Santo Tirso
Já por Santo Tirso, a social-democrata Andreia Neto, atual vice-presidente da bancada da AD na Assembleia da República, concorre em 9.º lugar e deverá ser reeleita. Fernando Vale, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, é o 37.º da lista da coligação.
No PS, Sofia Andrade repete o 12.º lugar e está em posição de eleição, num distrito onde os socialistas elegeram 13 deputados em 2024. O partido tem ainda outro representante tirsense, Diogo Almeida e Silva, que figura no lugar 29.º.
Por sua vez, João Ferreira é 2.º na lista da CDU pelo Porto, encabeçada por Alfredo Maia.
O Bloco de Esquerda apresenta três tirsenses na lista pelo Porto: António Soares (4.º), Miguel Correia (21.º) e Helena Martins (33.ª). Pelo círculo eleitoral de fora da Europa é cabeça de lista Ana Isabel Silva.
O jurista Francisco Prata, de 25 anos, e a advogada Ilsa Barbosa, de 30 anos, são os nomes a Iniciativa Liberal de Santo Tirso indicou para figurarem na lista pelo círculo eleitoral do Porto.
Vila Nova de Famalicão
A vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e líder da concelhia do PSD, Sofia Fernandes, está em 3.º lugar da lista da AD por Braga, com eleição praticamente garantida. Nuno Melo, ministro da Defesa e líder do CDS-PP, concorre pelo Porto, em 2.º lugar, também com eleição assegurada. Durval Tiago Ferreira, indicado pelo CDS-PP, surge no 11.º lugar pela AD em Braga. Fora das listas ficou Jorge Paulo Oliveira, deputado desde 2011.
Pelo PS, Sandra Sousa Lopes, vice-presidente da concelhia do partido em Famalicão, ocupa o 2.º lugar da lista por Braga, após substituir Jorge Costa. A lista é encabeçada por José Luís Carneiro.
O Chega apresenta três candidatos de Famalicão na lista por Braga: Lina Pinheiro (5.ª), Eduarda Macedo e Pedro Alves, que ocupou o 7.º lugar nas últimas eleições, mas que participa agora apenas para “ajudar na campanha”, uma vez que está “focado” nas “eleições autárquicas”.
A CDU inclui quatro dirigentes famalicenses: Tânia Silva (4.ª), Fernando Costa, Ana Paula Martins e Sara Silva. Apesar de não ter elegido deputados em 2024, o partido volta a apostar numa presença significativa.
O Bloco de Esquerda destaca Miguel Roque, arquiteto de 42 anos, como representante famalicense na lista por Braga, liderada por Francisco Louçã.
Já a Comissão Política Concelhia do PAN de Famalicão terá seis elementos na lista do partido por Braga. Sandra Pimenta e José Lamego avançam como números dois e três, respetivamente. Catarina Rocha surge em 6.º, Emanuel Figueiredo em 9.º, Hélder Pereira em 16.º e Ana Carvalho em 17.º.
A Iniciativa Liberal apresenta três candidatos de Vila Nova de Famalicão nas listas para as eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Braga. A professora Sandra Lobo surge em 5.º lugar, o médico e empresário José Eduardo Carneiro em 11.º e a médica Sofia Gomes em 12.º.
Trofa
Na Trofa, Alberto Fonseca volta a ser candidato pela Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), ocupando o 19.º lugar na lista do Porto. No sufrágio anterior, o social-democrata estava mais bem posicionado, no 11.º lugar, elegível, mas em caso de vitória da AD – que em 2024 elegeu 14 deputados no Porto – poderá haver possibilidade de o trofense voltar ao Parlamento no caso de elementos da lista saírem para ocuparem cargos de governação. Marta Almeida, também da Trofa, figura no 36.º posto da mesma lista, encabeçada por Paulo Rangel.
No Partido Socialista (PS), Joana Lima volta a concorrer e está em 7.º lugar, posição elegível, podendo cumprir a sua sexta legislatura. No último ano, exerceu funções como secretária da Mesa da Assembleia da República. Ainda na lista socialista estão Luísa Felizardo (30.ª) e, como suplentes, Miguel Tato Diogo e Ângela Moreira. A lista pelo Porto é liderada por Fernando Araújo.
Pela CDU, Jaime Toga, natural da Trofa, é o número oito da lista e Fernando Sá surge na 40.ª posição.
A Iniciativa Liberal indicou Diamantino Costa para a lista do distrito do Porto, que figurará no lugar 24.
O presidente da Comissão Política Concelhia do Chega da Trofa, Arménio Ganga, é candidato a deputado pelo partido na lista do distrito do Porto, no lugar 32.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
Biz & Tech2 semanas atrás
Recebeu uma SMS para pagar uma multa da GNR? Cuidado, é burla!
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Desporto2 semanas atrás
Rali de Santo Tirso regressa dias 9 e 10 de maio com Super Especial Noturna junto ao Mosteiro de São Bento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Câmara de Santo Tirso lança concurso público para projeto de reabilitação do antigo Cine-Teatro
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio