V.N. de Famalicão
Em 10 anos, Famalicão apoiou 8500 crianças e jovens em risco de abandono escolar
Em 2025/2026, são 1012 as crianças e jovens com idades entre seis e 19 anos acompanhados em sete estabelecimentos de ensino do concelho.
Ao longo dos últimos dez anos, o Programa Acompanhar, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão através do pelouro da Educação, deu apoio a mais de 8500 crianças e jovens em risco de aprendizagem no concelho. O programa visa melhorar o rendimento escolar, através de “processos de capacitação, inclusão e envolvimento social dos alunos, bem como de ações complementares de educação não formal e capacitação ao nível da inteligência emocional”.
No ano letivo 2024/2025, 838 alunos participaram em pelo menos 40 horas de capacitação, tutoria de pares e mentoria de capacitação e inclusão inteligente, registando-se uma taxa de sucesso educativo na ordem dos 98%. Deste total, 207 alunos estavam em situação de risco, inclusive de abandono escolar, e 105 apresentavam pelo menos duas retenções, maioritariamente em Cursos Profissionais ou Percursos Curriculares Alternativos.
Para o ano letivo corrente, 2025/2026, são 1012 as crianças e jovens com idades entre seis e 19 anos acompanhados em sete estabelecimentos de ensino do concelho.
O programa conta atualmente com uma rede de mais de 20 parceiros, incluindo escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), cooperativas, organismos públicos e associações juvenis, tendo sido recentemente alargada e consolidada.
Na última reunião da Rede de Parceiros do Programa Acompanhar, realizada em 21 de janeiro na Casa do Território (Parque da Devesa), o vereador da Educação, Pedro Oliveira, sublinhou a importância desta colaboração: “Os estabelecimentos de ensino enfrentam hoje novos desafios, como a integração de alunos migrantes e uma resposta eficaz aos alunos com necessidades especiais”. O autarca acrescentou que “o Acompanhar dá um apoio imprescindível à comunidade escolar e os indicadores de envolvimento escolar evidenciam precisamente isso. Temos resultados concretos e consistentes ao longo dos últimos 10 anos, que se refletem em jovens mais escolarizados e integrados na comunidade”.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por suspeita de sequestro e violência doméstica


