Autárquicas 2025
Entrevista a Filipa Peixoto – Candidata da CDU a Vilarinho
Entrevista a Filipa Peixoto – Candidata da CDU a Vilarinho

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A CDU compromete-se a iniciar de imediato três intervenções prioritárias para melhorar a qualidade de vida em Vilarinho. Em primeiro lugar, a requalificação urgente da rede viária da freguesia, resolvendo situações de degradação extrema em várias ruas, que representam riscos para a segurança de pessoas e veículos, que hoje não está garantida em diversas zonas.
Em segundo lugar, a revisão da postura de trânsito, com o objetivo de melhorar a circulação, reforçar a segurança rodoviária e resolver situações de conflito ou desorganização no trânsito
Por fim, a melhoria do sistema de recolha de resíduos, com mais contentores, recolhas mais frequentes e novos pontos de deposição, a par do reforço da limpeza urbana das ruas, que é manifestamente insuficiente. Medidas essenciais para garantir higiene e qualidade ambiental.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
A escassez de respostas sociais na nossa freguesia continua a ser motivo de grande preocupação. Continuaremos a reivindicar junto do Governo a criação de uma rede pública de creches e lares, com vaga para todos.
Defendemos a requalificação de uma antiga escola primária de Vilarinho para a instalação de uma creche pública, dando resposta a uma carência sentida pela comunidade.
A reabilitação do polidesportivo de Vilarinho e a sua dinamização com atividades desportivas regulares também são prioridades, promovendo estilos de vida saudáveis e aproveitando melhor uma infraestrutura com grande potencial.
No plano cultural, continuaremos a dinamizar a Festa da Vila, iremos dinamizar uma Festa de Natal, assim como a utilização contínua do Salão Nobre da Junta para acolher eventos culturais ao longo de todo o ano.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
É urgente a expansão da rede de saneamento, água canalizada e gás natural a toda a freguesia. Em pleno século XXI, é inaceitável que serviços básicos ainda não estejam assegurados.
Exigimos a requalificação urgente das vias estruturantes: EM513, EM513-1 e VIM, essenciais para a população e para o desenvolvimento económico local.
É fundamental a expansão do parque habitacional público, garantindo resposta à crise da habitação. Existem terrenos disponíveis junto ao atual parque habitacional que devem ser utilizados para construir mais habitação pública a preços acessíveis.
A mobilidade é também uma prioridade para a CDU. Conseguimos avanços importantes, como a criação do passe social intermodal com tarifário reduzido, o alargamento da gratuitidade dos passes para jovens estudantes e para pessoas com deficiência — medidas conquistadas no período da “geringonça”, com a força da CDU. Agora, queremos ir mais longe e alargar a gratuitidade dos transportes públicos a maiores de 65 anos, garantindo igualdade no acesso à mobilidade, combate ao isolamento e maior qualidade de vida para a população sénior.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As associações são pilares essenciais da vida da freguesia, desempenhando um papel insubstituível na dinamização social, cultural e desportiva das comunidades. Assumimos o compromisso de reforçar o apoio financeiro, logístico e institucional ao movimento associativo, garantindo que todas as coletividades têm os meios necessários para desenvolverem livremente a sua atividade.
Algumas enfrentam grandes limitações, o espaço que têm não correspondem às suas necessidades, ou não têm sede, como é o caso da Comissão de Festas.
Defendemos uma relação de proximidade, diálogo permanente e cooperação ativa com o movimento associativo. É importante incentivar a participação da população, em especial dos jovens, na vida associativa. Apostamos na valorização do movimento associativo, e na sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento local, a inclusão, a solidariedade e o reforço do sentimento de comunidade.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Vicente é de Santo Tirso e precisa de ajuda para ir à escola
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho