Autárquicas 2025
Entrevista a José Machado – Candidato da CDU a Vila das Aves
Entrevista a José Machado – Candidato da CDU a Vila das Aves

- Quais os três primeiros projetos que se propõe a realizar, caso vença as eleições?
O historial da luta diária e ativa da CDU não nos deixa mentir, portanto, não nos demarcamos daquelas que tem sido as nossas ideias e propostas de sempre para a vila. Perguntam-me três, seguramente haverão mais, mas identificando desde logo as principais, a requalificação do antigo edifício da junta de freguesia, que se encontra num estado lastimável, e em nada dignifica o património cultural da vila. A reabilitação do Cine-Aves. A população avense pode contar com a CDU para o esforço necessário nessa aquisição tão importante para o enriquecimento cultural da população. Outra, e não menos importante, seria continuar o processo de requalificação urbana, o reforço da limpeza das ruas, a defesa de um corredor verde nas principais ruas da vila, e obviamente o melhoramento do pavimento de inúmeras ruas da vila, que ainda se encontram no século passado. Isto tudo será realizado, escutando sempre as preocupações da população.
- Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
As nossas prioridades estão bem assentes, e prometemos que a CDU desbravará caminho na luta por uma melhoria da qualidade de vida em Vila das Aves. Além das que mencionei, temos o projeto de reabilitação do mercado/feira, que se encontra ao abandono. Um parque industrial devidamente infraestruturado. A extensão da rede água e saneamento a toda a vila, pois não se poderá tolerar que, em pleno século XXI, ainda existam zonas sem ligação a essas redes. O reforço da rede de transportes públicos. Reabilitação de espaços para desporto, de modo a melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que o praticam, e até incentivar a quem não pratica. A construção de um complexo termal e respetiva água de piscina sulfurosa, aproveitando a riqueza e valências das Termas Amieiro Galego. A criação de espaços destinados à juventude, com salas de estudo, estúdios de gravação musical, salas de formação teatral ou outras artes, etc. E ainda, um gabinete de atendimento integrado local (GAIL), de modo a proporcionar um acompanhamento de proximidade às famílias em situações de risco ou exclusão social.
- Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara Municipal de Santo Tirso tem de desenvolver aquele que é o segundo maior núcleo urbano do concelho de Santo Tirso, e os cidadãos avenses podem contar com a CDU para lutar por esse desenvolvimento. A CDU tem dois excelentes candidatos, tanto à Câmara Municipal, como para a Assembleia Municipal, e sei perfeitamente, tenho essa convicção, que tanto o João Ferreira, como o Rodrigo Azevedo farão o melhor para desenvolver, tanto o concelho de Santo Tirso, como neste caso a Vila das Aves. O apoio da Câmara Municipal será fundamental para a extensão da rede de água e saneamento a toda a vila, a reabilitação do emblemático Cine-Aves e do antigo edifício da junta de freguesia, a reabilitação do mercado/feira, a criação de um parque industrial infraestruturado, o reforço dos transportes públicos, o total aproveitamento das Termas Amieiro Galego.
- De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Como referi acima, a CDU sempre se pautou pela compreensão das necessidades da população, e não vamos em cantigas de promessas desmedidas. Primeiramente, temos de nos sentar com as pessoas e perceber quais as necessidades das mesmas, neste caso de cada associação local. Obviamente, não posso deixar de salientar a importância que é o alargamento e reforço da relação com a maior marca da vila e do concelho, que é o Clube Desportivo das Aves. Mas também do AVS SAD, que tanto traz à vila, ou não estivesse na Primeira Liga daquele que é o desporto rei em Portugal. E também, o reforço de relações com o AMCH Ringe, que tanto aporta para os jovens e para o desporto local. Depois, temos a necessidade, e a população precisa que a CDU reforce as necessidades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, do Teatro Aviscena, da Associação Cultural Alarido, do próprio Centro Cultural da Vila das Aves, do Grupo Etnográfico das Aves, do Patronato e Centro Social da Paróquia e até da Associação de adeptos do Clube Desportivo das Aves, que tanto tem dado aos jovens e ao clube. Estas e outras associações merecem destaque por tudo o que têm feito em prol da população. E nesse apoio a CDU não irá faltar à população de Vila das Aves.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Diogo Sousa – Candidato do Chega a Vila Nova do Campo