Fique ligado

Autárquicas 2025

Entrevista a José Magalhães – Candidato da CDU à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães

Entrevista a José Magalhães – Candidato da CDU à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (St.ª Cristina e S. Miguel) e Burgães

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Em primeiro lugar, para além de definir e divulgar um horário de atendimento livre para contacto com o presidente da junta, criaríamos uma plataforma digital para o diálogo direto com os cidadãos.
Em segundo lugar, faríamos um levantamento de todos os imóveis e espaços públicos da freguesia para potencializar a sua utilização pela comunidade.
Uma terceira prioridade seria a criação de um Gabinete de Atendimento Integrado Local (GAIL), de modo a proporcionar atendimento e acompanhamento de proximidade às famílias em situações de risco ou de exclusão social.

Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Extensão da rede de água e saneamento a toda a união de freguesias.
Extensão da higiene e limpeza urbana a toda a união de freguesias.
Tomar todas as medidas legais para impedir descargas poluentes no rio Sanguinhedo.
Promover o uso de terrenos baldios para hortas urbanas, num modelo de autogestão da comunidade.
Assegurar aos cidadãos e associações os espaços necessários para a atividade social e produção cultural, através da requalificação do património público existente.

Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Defendemos a reversão da concessão privada do estacionamento pago. É particularmente urgente reverter o estacionamento pago em ruas residenciais.
Para reduzir a necessidade de uso do automóvel no centro da cidade, é urgente e necessário que a Câmara promova e garanta o acesso aos transportes públicos, o ajuste dos horários às necessidades das populações e uma divulgação online e em tempo real dos horários e trajetos dos autocarros.
Propomos a criação de um auditório municipal devidamente capacitado, com equipamentos e trabalhadores especializados, para a devida divulgação do trabalho dos agentes culturais da freguesia e do concelho.
Propomos também, em conjunto com a Câmara Municipal, que se construa uma piscina municipal ao ar livre para funcionar em tempo de Verão, impedindo que os nossos cidadãos sejam obrigados a ir para concelhos vizinhos para usufruir de uma valência que, pela dimensão de Santo Tirso, já deveria dispor há muito tempo.

De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Para além de propormos assegurar às associações os espaços necessários para a atividade social e produção cultural, defendemos também a criação de um Gabinete de Apoio Técnico ao Movimento Associativo sobre apoios públicos, fundos da UE e outros.
Existem fundos nacionais e da EU que podem ser canalizados para o associativismo, em áreas como o ambiente, desporto e cultura, que não são devidamente aproveitados devido à falta de meios humanos e conhecimento técnico por parte das associações no sentido de formalizar os concursos públicos a esses mesmos fundos. A criação de um Gabinete de Apoio Técnico ao Movimento Associativo seria fundamental para suprir essa necessidade.

Publicidade

—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...