Autárquicas 2025
Entrevista a Luís Souto – Candidato do movimento independente “Juventude Ativa” à União de Freguesias de Lamelas e Guimarei
Entrevista a Luís Souto – Candidato do movimento independente “Juventude Ativa” à União de Freguesias de Lamelas e Guimarei

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
O compromisso da Juventude Ativa é começar com projetos concretos e visíveis para a população:
Programa + Ambiente
Lançaremos um programa de melhoria dos espaços verdes e da limpeza das freguesias, com ações de manutenção de bermas, valetas e zonas degradadas, em parceria com entidades para recolha de resíduos. Será feita também a sinalização de pontos críticos de lixo e dinamizadas campanhas de sensibilização ambiental, valorizando o território.
Pretendemos também divulgar as ações de vacinação dos nossos animais de estimação e incentivar que todos estejam registados com chip para maior segurança de todos.
Otimização dos recursos da junta
Sabemos que só se faz mais com melhor gestão. Propomos reorganizar serviços, otimizar custos e reforçar a transparência. A digitalização será prioridade, simplificando a comunicação e aproximando a junta dos moradores.
Dinamizar as freguesias
A vida comunitária ganha força com encontros e celebrações. Vamos apoiar e organizar um programa anual diversificado, com eventos culturais, recreativos e a festa anual Guimarei + Lamelas, criando oportunidades de convívio para todas as idades e valorizando tradições.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Queremos uma junta próxima das pessoas. A saúde terá destaque com a Feira da Saúde trimestral, que disponibilizará rastreios gratuitos, e com parcerias com entidades de saúde para campanhas de vacinação e prevenção.
Na segurança, avançaremos com a colocação de barreiras de proteção em pontos perigosos, reduzindo riscos e protegendo a comunidade.
No plano social, daremos incentivos à natalidade, com a criação de kits de apoio a recém-nascidos (fraldas e bens essenciais), ajudando nos primeiros meses de vida.
A participação dos cidadãos será valorizada através da “Caixa de Ideias” física e digital, onde qualquer morador poderá propor projetos. Haverá feedback público para garantir transparência e confiança.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara deve assumir como prioridade a conclusão do campo de futebol de Guimarei, infraestrutura essencial para o desporto e a comunidade.
Outra prioridade será o investimento nas rodovias, com novo piso que aumente a segurança e a qualidade de circulação. Este investimento deve incluir a expansão do acesso à água, seja potável ou residual, iluminação pública em todas as ruas e a implementação do sistema de gás, garantindo igualdade de condições para todos os residentes.
Defendemos também uma ligação mais forte entre Câmara e junta, permitindo maior autonomia na resolução de problemas simples. Só assim conseguiremos respostas céleres e eficazes, com uma gestão próxima e prática.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Queremos reforçar a ligação entre junta, coletividades e população, promovendo maior participação e envolvimento comunitário.
Propomos a criação de uma agenda cultural conjunta, em formato digital e em folheto trimestral, reunindo todas as atividades associativas. Assim, mais pessoas terão acesso à informação e poderão participar nas iniciativas culturais, recreativas e desportivas.
Para além da divulgação, vamos implementar um orçamento participativo, permitindo que as associações apresentem projetos e que a população escolha as prioridades. Desta forma, os recursos da junta serão aplicados em iniciativas que respondam diretamente às necessidades locais.
Complementarmente, disponibilizaremos mão-de-obra da junta em dias definidos, apoiando as associações em serviços e necessidades pontuais, reduzindo custos e garantindo melhores condições.
Com estas medidas, pretendemos não apenas apoiar, mas criar um espírito de colaboração e corresponsabilidade, onde todos contam para o crescimento e dinamização das freguesias.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a Mário Ferreira – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Vilarinho